Brasil
Lula lamenta morte do papa: Mundo perde ‘uma voz de respeito e acolhimento’
Políticos brasileiros lamentaram a morte do Papa nas redes sociais.

O presidente Lula (PT) lamentou a morte do papa Francisco, aos 88 anos, e lembrou os feitos do pontífice. Jorge Mario Bergoglio morreu hoje após enfrentar um quadro respiratório grave.
Lula afirmou, em nota, que o papa buscou de forma incansável “levar o amor onde existia o ódio” e trouxe o tema das mudanças climáticas ao Vaticano. “Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, diz o presidente.
“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, disse o presidente Lula.
Lula e a primeira-dama Janja encontraram o papa em algumas ocasiões. “Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, afirmou.
A morte do papa foi divulgada pelo Vaticano, mas a causa não foi informada. “Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, diz o comunicado.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o papa deixou um “valoroso exemplo de vida”. “O Papa que apontou um caminho para uma sociedade mais tolerante, justa, fraterna e solidária. Deixa um valoroso exemplo de vida”, publicou no X.
O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que o papa foi “mais que um líder religioso”. “Para o Brasil e o mundo, a figura do Papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral. Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza”, publicou no X.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), publicou imagens ao lado de Jorge Mario Bergoglio e lembrou que esteve com o pontífice na primeira viagem ao Brasil, em 2013. “Tive a oportunidade de estar com o Santo Padre algumas vezes, sobretudo em razão da Jornada Mundial da Juventude, em 2013”, escreveu.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que o papa “enxergou nos mineiros a alma da liberdade e da paz”. Com uma foto ao lado do pontífice, o político escreveu: “Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor.”
Como é tradição, o funeral do papa começa na Basílica de São Pedro. O corpo de Jorge Mario Bergoglio, o primeiro pontífice latino-americano da história, ficará exposto para visitação e oração dos fiéis. O funeral termina com a missa de corpo presente, na Praça de São Pedro.
Em abril de 2024, o papa chamou atenção dos fiéis ao anunciar que já estava “tudo pronto” para a sepultura dele. O pontífice ordenou uma simplificação dos rituais fúnebres dos papas, com os corpos não sendo mais expostos fora dos caixões.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário