Brasil
Indicada por Lula no TSE relatará ação contra samba em homenagem ao petista
O partido aponta propaganda eleitoral antecipada.
A ação protocolada pelo partido Novo contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai homenagear o presidente Lula em desfile no Sambódromo, no próximo domingo, será relatada pela ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Estela Aranha, indicada pelo petista ao cargo.
O partido aponta propaganda eleitoral antecipada. Em documento enviado ao TSE, a legenda afirma que o samba-enredo extrapola “os limites do que seria mera homenagem cultural”. “Contém pedido explícito de voto, por meio do uso de palavras mágicas, menção direta ao número de urna”, diz trecho.
A legenda pede que a escola seja proibida de desfilar com o samba-enredo. Além disso, na petição, o Novo pede que a transmissão seja barrada e o TSE determine a retirada de vídeos da agremiação das redes sociais. “Sob o pretexto de narrar a trajetória pessoal do mandatário, o samba-enredo foi convertido em verdadeira peça publicitária da campanha”, diz o partido em documento ao tribunal.
A ministra pode decidir por atender ao pedido ou submeter ao plenário. Estela assumiu o cargo em agosto do ano passado, após ser indicada por Lula no mês anterior. Antes disso, ela comandou a Secretaria Nacional de Direitos Digitais, ligada ao Ministério da Justiça.
No pedido ao TSE, Novo cita que presidente de honra da escola é do PT. Anderson Pipico é também vereador em Niterói. “Circunstância que afasta qualquer alegação de neutralidade artística na escolha do enredo que homenageia o atual presidente da República”, diz o partido.
Ao site UOL, ele classificou as críticas ao samba-enredo como “políticas”. Para Pipico, quem se opõe ao desfile “são os mesmos que criticaram a vitória da Fernanda Torres no Oscar e do Wagner Moura no Globo de Ouro”.
Agremiação vai abrir o primeiro dia do Grupo Especial no Rio. O enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” foi anunciado em 2025, depois que a escola subiu da Série Ouro. A presença de Lula foi confirmada e ele deve acompanhar o desfile do camarote da prefeitura ao lado da primeira-dama Janja e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
Ensaio técnico na Sapucaí foi marcado por manifestações políticas. No último dia 30, vários componentes da escola faziam a letra L com as mãos, numa alusão a Lula. Além disso, um telão exibiu imagens críticas à anistia aos envolvidos na trama golpista e de Jair Bolsonaro (PL) e uma tornozeleira eletrônica juntos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário