Brasil
Estudo mostra que 95% das empresas brasileiras com uso de IA têm aumento de receita
Com 40% de adoção da IA, o Brasil está à frente do México (38%) e do Chile (35%), outros mercados latino-americanos pesquisados.

As empresas brasileiras já estão obtendo resultados concretos, inclusive financeiros, com a adoção de inteligência artificial (IA) e mais da metade das startups já incorporam IA em seus modelos de negócios. Estas são algumas das conclusões do estudo “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil”, encomendado pela Amazon Web Services (AWS) à Strand Partners e apresentado nesta quarta-feira, 13, AWS Summit São Paulo.
De acordo com a pesquisa, 40% das empresas brasileiras já adotam efetivamente a IA em seus negócios, número superior aos do México (38%) e Chile (35%), outros mercados latino-americanos pesquisados, e próximo aos resultados registrados na Europa (42% de adoção). Entre as adotantes, 95% relatam crescimento de receita, com um aumento médio de 31%, e quase a totalidade delas (96%) dizem que já observaram melhorias significativas de produtividade.
Os ganhos permitem que as empresas redirecionem seus esforços para aperfeiçoar o atendimento e o relacionamento com o cliente (66%), investir em treinamento de funcionários (59%) e desenvolver novos produtos e serviços (56%). “O Brasil está liderando esta onda de inovação na América Latina.
Somente no ano passado, dois milhões de empresas começaram a usar IA – o equivalente a mais de três organizações por minuto, em média”, comenta Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil. “A IA está se mostrando mais transformadora que a revolução da nuvem e superando a taxa de adoção de telefones celulares nos anos 2000.”
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário