Brasil
Datafolha: 51% aprovam prisão domiciliar de Bolsonaro e 53% consideram que Moraes age dentro da lei
Levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios nos dias 11 e 12 de agosto; margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14) mostra que 51% dos brasileiros concordam com a prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria, 53%, considera que o magistrado vem agindo dentro da lei.
O levantamento foi feito na segunda (11) e na terça-feira (12), com 2.002 entrevistas presenciais em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Prisão domiciliar
Segundo o Datafolha, 51% dos brasileiros concordam com a prisão domiciliar de Bolsonaro, 42% discordam, 4% não souberam responder e 3% são indiferentes.
A pesquisa aponta ainda que 87% dos eleitores ficaram sabendo da prisão:
30% se disseram bem informados;
42% mais ou menos informados;
15% com pouca informação.
Avaliação sobre Judiciário e Moraes
Em relação ao argumento de que o ministro do STF persegue o ex-presidente, 53% dos entrevistados discordaram que Moraes aja por razões políticas, 39% concordaram e 7% não opinaram.
Questionados se a Justiça brasileira trata o ex-presidente Jair Bolsonaro da mesma maneira, melhor ou pior do que os demais políticos, 43% disseram que o Judiciário o trata pior, 37% veem tratamento igual e 13% melhor.
Bolsonaro nega as acusações e diz ser vítima de perseguição política, versão reforçada pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que reagiu à prisão com tarifas contra o Brasil e críticas ao STF.
Opinião por idade e região
Entre jovens de 16 a 24 anos, 60% aprovam a prisão de Bolsonaro — margem de erro de seis pontos percentuais. No Sul, 51% consideram a prisão injusta e 43% a apoiam, com margem de cinco pontos percentuais.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário