Conecte-se conosco

Brasil

Brasileiros temem que outros países tentem “roubar” a Amazônia, aponta pesquisa

Segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data, 73% dos entrevistados afirmaram que nações estrangeiras têm interesse estratégico na região.

brasileiros-temem-que-outros-p

A maior parte dos brasileiros acredita que a Amazônia desperta interesse internacional e teme que outros países tentem se apropriar da floresta. Segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data, 73% dos entrevistados afirmaram que nações estrangeiras têm interesse estratégico na região, e 66% disseram ter medo de que a Amazônia seja “roubada” do Brasil.

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (13), ouviu 1.500 pessoas entre os dias 11 e 12 de novembro de 2025, com margem de erro de três pontos percentuais.

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou em sua rede social, a Truth Social, no domingo (9), que a “Amazônia do Brasil foi destruída para a construção de uma estrada de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”.

A pesquisa também levantou dados sobre a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorre em Belém (PA). Para 84% dos entrevistados, as companhias nacionais não estão cumprindo papel relevante no combate às mudanças climáticas. Apenas 16% avaliaram positivamente o desempenho do setor privado.

Em outro recorte do mesmo levantamento, 62% disseram não saber o que é a COP30, mesmo com o evento sediado no país.

A pesquisa também aponta que 70% não acreditam que a COP30 no Brasil vá gerar ações efetivas no enfrentamento global à crise climática, contra 30% que veem possibilidade de avanços.

A COP30 começou na segunda-feira (10) em Belém, no Pará. Delegações de mais de 160 países irão discutir as metas e medidas para combater o aquecimento global.

A conferência anual é conhecida como COP, sigla para Conferência das Partes que assinaram o tratado climático da ONU de 1992.

O tratado, denominado UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), comprometeu os países a trabalharem juntos para combater as mudanças climáticas – um problema que reconheceram ser enfrentado por todos os países e que seria melhor combatido em conjunto.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dois =