Conecte-se conosco

Brasil

Brasil tem 200 casos de coronavírus; há suspeitos em todos os estados

Amapá e Roraima entraram na contagem, com 1 e 2 casos suspeitos respectivamente.

O Brasil tem 200 casos oficiais de covid-19, segundo balanço o último divulgado domingo pelo Ministério da Saúde. Cerca de 1.913 casos estão sendo investigados. São Paulo é o estado com mais casos, com 136. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos oficiais, com 24. Amapá e Roraima entraram na contagem, com 1 e 2 casos suspeitos respectivamente.

No boletim, o ministério havia confirmado 121 casos no país. Hoje houve o aumento de 79 casos.
A pasta também divulgou que 1.486 suspeitas já foram descartadas. Antes, a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe confirmou o primeiro caso do novo coronavírusregistrado no estado. Trata-se de uma mulher, residente em Aracaju, de 36 anos, que chegou da Espanha. Ela está em isolamento domiciliar, cumprindo o período de quarentena e está bem clinicamente.

O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

As medidas gerais válidas, a partir desta sexta-feira (13), a todos os estados brasileiros, incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde. As unidades de saúde, públicas e privadas, deverão iniciar, a partir da próxima semana, a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento e consequentemente a possibilidade de transmissão dentro das unidades de saúde.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.