Brasil
Amazonas Energia fica fora do Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor 2024, que mede avaliação dos clientes
O Prêmio é baseado em pesquisa feita de 9 de julho a 14 de novembro de 2024 pela Qualitest Inteligência em Pesquisa, empresa de pesquisa de opinião pública

Após figurar entre as finalistas, a Amazonas Energia não levou o prêmio em nenhuma das categorias do Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor 2024, que foi entregue nesta quarta-feira (19/3) às empresas que tiveram melhor avaliação dos clientes que responderam a questionários da pesquisa em 2024. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoveu cerimônia de entrega dos troféus para 14 categorias em Brasília.
O Prêmio é baseado em pesquisa feita de 9 de julho a 14 de novembro de 2024 pela Qualitest Inteligência em Pesquisa, empresa de pesquisa de opinião pública. Foram entrevistados 29.275 consumidores em 637 municípios, que se manifestaram sobre o grau de satisfação com relação aos serviços prestados, qualidade do fornecimento de energia, atendimento e confiança na distribuidora.
As empresas premiadas tiveram as melhores posições no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc), apurado anualmente desde 2000.
A diretora da Aneel, Ludimila Lima, abriu a premiação e ressaltou a importância do prêmio e de ouvir os consumidores, que estão cada vez mais participativos e exigentes quanto aos seus direitos. De acordo com a diretora, a percepção do consumidor ajuda a ANEEL a aprimorar os seus processos. “Essa percepção do consumidor ajuda na elaboração da agenda regulatória da Agência e também contribui para que as distribuidoras aprimorem o serviço de distribuição”, afirmou. Ludimila lembrou que o ano de 2024 foi muito desafiador para as distribuidoras devido à ocorrência dos eventos climáticos adversos. “Hoje também é um dia de celebrar a superação das distribuidoras para garantir a recomposição das cargas após tempestades intensas. Nesse sentido, quero aproveitar esse evento e convidar a todos para que renovemos o espírito de comprometimento com a sociedade e na busca da melhoria da qualidade do serviço no atendimento ao consumidor”, finalizou.
Em seu discurso, o diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa, destacou a relação entre o prêmio e o aperfeiçoamento dos serviços elétricos e a relação com o consumidor. “Estamos há mais de 20 anos com o Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor. E hoje é um momento muito importante para todos nós, porque ao longo de todo esse período, nós aprimoramos muito a relação de consumo com os nossos consumidores, as distribuidoras também aprimoraram muito a sua relação com o consumidor e elas têm que fazer isso, porque se não fizerem, não sobrevivem”, afirmou.
“O patamar hoje é atender melhor o cidadão. É a satisfação do consumidor. E os esforços da Aneel, estão sendo neste sentido e das distribuidoras também. Por que isso? Porque mais uma vez, nós já superamos, nós já alcançamos aquilo que poderia ser considerada a necessidade mais elementar “, completou.
Também participaram da cerimônia a diretora da Aneel Agnes da Costa, o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) Alexandre Ramos, Elisa Bastos, diretora de Assuntos Corporativos do Operador Nacional do Sistema (ONS), e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado.
Além dos dirigentes e representantes das empresas premiadas, também compareceram dirigentes da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia (Abrade); Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica e Frente Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário