Conecte-se conosco

Brasil

‘Alto escalão’ do Judiciário obtém vitória para voltar a receber quinquênio

Comissão do Senado aprovou PEC que reestabelece pagamentos

de-pai-para-filho-homens-e-her

O Congresso promulga a Emenda Constitucional 107, decorrente da PEC 18/2020, que adia as eleições municipais de outubro para novembro deste ano. A sessão de promulgação foi realizada no Plenário do Senado Federal. Sérgio Lima/Poder360 02.07.2020

Nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restabelece os quinquênios para juízes, promotores, procuradores da República, defensores públicos e outras categorias correlatas.

O quinquênio, que já havia sido extinto em 2006, foi ressuscitado por iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Agora, tudo indica que a proposta também será aprovada em plenário pelos senadores.

Se passar também pela Câmara dos Deputados, a PEC será adicionada na Constituição Federal . Esse sistema, que permite aumentos salariais a cada cinco anos, considera apenas o tempo de serviço como critério e vai beneficiar as categorias dos operadores da Justiça.

Segundo a vice-presidente do Conselho da República.org, Vera Monteiro, doutora em Direito pela Universidade de São Paulo, a proposta perpetua as desigualdades no serviço público e aumenta a já conhecida discrepância salarial entre as carreiras do funcionalismo.

– O Brasil é um campeão mundial da desigualdade e a disparidade da remuneração no setor público é gritante. Metade dos servidores brasileiros recebe salário igual ou menor a R$ 3,400 mensais – aponta.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =