Conecte-se conosco

Amazonas

Forças de segurança apreendem mais de 5 toneladas de drogas no Amazonas

A ação mais recente ocorreu na noite de sábado (14/02), em Manaus, onde a Polícia Militar apreendeu 1,1 tonelada de drogas.

tres-homens-sao-presos-com-11-

As forças de segurança do Amazonas aplicaram um golpe severo no narcotráfico neste início de fevereiro. Com duas grandes operações realizadas em menos de uma semana, o estado alcançou a marca de 5,4 toneladas de entorpecentes apreendidos. A ação mais recente ocorreu na noite de sábado (14/02), no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, onde a Polícia Militar apreendeu 1,1 tonelada de drogas e prendeu três homens (dois colombianos um brasileiro).

Esta apreensão soma-se ao carregamento de 4,3 toneladas interceptado no dia 10 e fevereiro no Rio Solimões, em uma operação conjunta que envolveu as polícias civil, Federal e até a Polícia Peruana.

A operação na zona Leste

A ação da 28ª Cicom teve início por volta das 23h45 de sábado, após uma denúncia anônima sobre movimentação suspeita em um estaleiro na Rua da Olaria. No local, os policiais identificaram uma embarcação com sinais de solda irregular e pintura recente, levantando suspeitas de compartimentos ocultos. Para acessar a droga, a PM contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que auxiliou na abertura das estruturas metálicas. No total, foram encontrados:

92 kg de maconha skunk;
19,5 kg de cocaína.

O prejuízo estimado para o crime organizado apenas nesta ocorrência é de R$ 30 milhões.

Balanço recorde em 2026

O governador Wilson Lima destacou que os resultados refletem os investimentos em tecnologia, como equipamentos de visão noturna e lanchas blindadas. “Um dia ruim para o crime organizado é um dia bom para o povo do Amazonas”, afirmou. Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, o ritmo de apreensões em 2026 já supera o do ano passado:

Mais de 9 toneladas de drogas apreendidas nos primeiros 50 dias do ano.

Marca superior a todo o primeiro bimestre de 2025.

Investigações e denúncias

Os presos e o material foram encaminhados ao Departamento de Repressão ao crime Organizado (DRCO). O delegado-geral, Bruno Fraga, ressaltou que as investigações continuam para identificar o destino final dos entorpecentes e desarticular a estrutura financeira das organizações.

A polícia reforça que a colaboração da população é fundamental. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números:
81 (Disque-Denúncia)
90 (Emergência)
97 (Polícia Civil)


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =