Conecte-se conosco

Amazonas

Promessa do presidente da ALE sobre processo de impeachment de Wilson Lima completa 40 dias

“Nós iremos analisar e em breve daremos uma resposta, sobre como iremos agir, com todos esses pedidos de impeachment, que estão aqui na Assembleia”, disse Roberto Cidade.

Nesta quarta-feira, dia 10 de março, completam 40 dias que o presidente da Assembleia legislativa do Amazonas (ALE), Roberto Cidade (PV), informou que a Procuradoria Jurídica da Casa ia avaliar pedidos de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida. Em entrevista coletiva via redes sociais, no dia 1º de fevereiro, Cidade disse que os pedidos, “em breve”, seriam avaliados pela Mesa Diretora.

“Sei que temos vários pedidos de impeachment, uns que foram recebidos e outros que já estão na Procuradoria. Nós iremos analisar e em breve daremos uma resposta, sobre como iremos agir, com todos esses pedidos de impeachment, que estão aqui na Assembleia”, declarou, ao responder o questionamento feito por jornalistas (Veja o vídeo no fim deste texto).

Cidade também prometeu que a Casa estaria sempre do lado do povo: “Os Poderes são independentes e a Assembleia vai ter o mesmo diálogo que teve nos últimos anos. Estamos passando por um momento muito turbulento da política amazonense. Acredito que todos os colegas têm suas opiniões, mas como presidente deste Poder, quero dizer que vamos atuar de forma independente, sempre estando ao lado do povo do nosso Amazonas”.

Roberto Cidade foi responsável por um dos 12 votos que acabaram arquivando a denúncia de impeachment contra Wilson Lima e o vice-governador Carlos Almeida Filho (PTB), mantendo a decisão da Comissão Especial do Impeachment, que havia aprovado relatório sugerindo o arquivamento do processo. O atual presidente da ALE ajudou a dar a vitória ao governo, ficando ao lado da base governista.

No dia 16 de fevereiro, em reunião com manifestantes que reivindicam o impeachment de Wilson Lima, pelos casos de corrupção e o colapso do sistema de saúde do Estado na pandemia de Covid-19, Cidade disse: “A Assembleia é a casa do povo e não poderíamos agir de maneira diferente. Estou há 16 dias na presidência e todos os pedidos (de impeachment) que foram protocolados na Casa estão sendo analisados pela procuradoria. É um processo complexo, de uma lei muito antiga, tanto que todos os procedimentos de impeachment que tiveram no Brasil foram judicializados. Nós estamos tendo cuidado para analisá-los de forma correta e, em breve, daremos uma resposta à sociedade”.

Ao lado dos deputados Dermilson Chagas (Podemos), Wilker Barreto (Podemos), Delegado Péricles (PSL) e Felipe Souza (Patriota), Cidade disse que a Assembleia “não está omissa”. “Estamos aqui buscando soluções para dar a resposta que o povo tanto quer e espera de nós. Até os processos que estavam parados aqui, desde maio do ano passado, estão sendo analisados. Mas temos que ter muita cautela porque é um procedimento bastante complexo”, acrescentou.

 

Assembleia do Amazonas recebe mais cinco pedidos de impeachment contra o governador e vice

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 3 =