Conecte-se conosco

Amazonas

Prefeitura diz que tranquilidade na segurança e mobilidade marcam início do primeiro dia do ‘#SouManaus 2023’

Quem se deslocou ao festival, seja por veículos, a pé ou por transporte público, não encontrou dificuldade para chegar aos locais dos eventos, segundo a Prefeitura.

Com público que superou os 100 mil participantes, o primeiro dia do “#SouManaus Passo a Paço 2023” superou as expectativas, de acordo com a Prefeitura de Manaus, que informou que criou uma rede integrada de segurança pública para atuar durante todo o festival, gerenciada pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em conjunto com as demais secretarias e órgãos municipais e estaduais.

O secretário da Semseg, Sérgio Fontes, explicou o funcionamento da rede integrada. “Temos 182 guardas municipais atuando nesta primeira noite e 25 membros da Semseg nas equipes de apoio. Um total de 210 servidores só para o dia de hoje, para tentarmos manter esse efetivo e garantir a segurança das pessoas que forem prestigiar o evento. Que todos possam desfrutar desse festival da melhor maneira possível e com toda a segurança”, disse.

A primeira noite do festival registrou uma longa fila para acessar o palco “O Guardião da Amazônia”, uma hora antes do início das apresentações.

Mobilidade

Quem se deslocou ao festival, seja por veículos, a pé ou por transporte público, não encontrou dificuldade para chegar aos locais dos eventos, segundo a Prefeitura. “Foi implementada uma ampla operação de trânsito e transporte, visando organizar e orientar aqueles que se deslocam para o festival, garantindo que o fluxo diário da cidade não seja comprometido”.

O industriário Mateus Santiago, 27, morador do bairro Alvorada, elogiou a organização da mobilidade urbana. “O caminho até o local do evento foi tranquilo. Viemos de carro de aplicativo e tivemos a grata surpresa de chegar rapidamente ao local do evento”.

Agentes de trânsito e fiscais de transporte foram deslocados para os principais pontos para orientar motoristas e usuários de ônibus quanto às melhores opções de locomoção.

Para atender os usuários do transporte público, foram instalados pontos de ônibus na avenida Getúlio Vargas, no sentido da avenida Tarumã em direção a 7 de Setembro. Estas paradas temporárias na Getúlio Vargas obedeceram às atuais paradas seletivas, no sentido oposto, a partir das 19h. Fiscais de transporte estavam no local para orientar os usuários.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, avaliou positivamente a gestão da mobilidade urbana na área central, nas imediações do evento.

“Todo o planejamento que foi feito foi cumprido exatamente como tinha sido planejado e nos horários pré-estabelecidos. Até o momento, o trânsito está funcionando como nós tínhamos imaginado. A população foi avisada da mudança do ônibus e o trânsito também está controlado, está contornado. Nós temos bastante agentes de trânsito nos locais de desvio. Então, a avaliação que a gente faz dessa primeira noite é uma avaliação muito boa, muito positiva”, destacou o diretor-presidente.

Acessibilidade

A estudante Maria Eduarda Cohen, 14 anos, curtiu o evento no espaço inédito e exclusivo montado pela Prefeitura de Manaus para Pessoas com Deficiência (PcDs). Ela é fã da esposa do artista, a influenciadora Virgínia Fonseca, nasceu com uma doença rara, osteogênese imperfeita (ossos de vidro). “Foi muito bom e certinho chegar até o espaço e dou nota 10 de 10, eu amei. Vai dar perfeitamente para assistir ao show”, disse a jovem muito estilosa, que sonha em ser pediatra.

A ilustradora Polyanna Pinto de Souza, 21, chegou cedo ao festival para garantir um lugar privilegiado para assistir ao DJ internacional David Guetta, e conseguiu ficar bem de frente ao palco superconcorrido do evento. “Digamos, assim, que estou extasiada. É a primeira vez que eu venho e já achei sensacional, bem acessível. Adorei o espaço, tem estrutura, um banheiro acessível perto. Tudo sensacional e estou superfeliz”, falou.

Com um custo estimado em R$ 28 milhões (cachês, estrutura e operações), sendo menos de R$ 6 milhões dos cofres da prefeitura, a edição de 2023 tem números incríveis na promoção de arte, cultura, lazer, turismo, gastronomia e economia no centro da capital.

São 77 artistas musicais regionais e bandas, 13 atrações nacionais e 1 internacional, que vão se apresentar em sete palcos e 10 áreas de ocupação, com capacidade para receber um público diário de 150 mil pessoas numa área de mais de 44 mil metros quadrados, tendo no entorno o nosso rio Negro.

Mais de 600 trabalhadores da cultura estão sendo beneficiados, assim como outras 160 pessoas envolvidas na cenografia do evento, além de 75 artesãos, 200 manipuladores de alimentos (praça de alimentação e feira), o que resulta em mais de 5 mil empregos diretos e indiretos gerados na preparação e operação do “#SouManaus Passo a Paço 2023”.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 5 =