Conecte-se conosco

Amazonas

Polícia investiga desvio de testes de Covid-19 no AM como caso de corrupção

A Polícia Civil do Amazonas informou que a investigação será feita pela Delegacia de Combate à Corrupção.

O desvio de mais de 3 mil testes para Covid-19 da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES), para serem vendidos para clínicas ou laboratórios particulares, como informou, na semana passada, a Polícia Civil de Roraima, será investigado pela Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil (PC), em Manaus.

De acordo com informação da Polícia Civil do Amazonas, nesta-sexta-feira (28/01), em resposta a questionamento do 18horas.com.br., o inquérito foi instaurado pelo delegado titular da Deccor, Guilherme Torres. “Mais informações não podem ser repassadas para não atrapalhar os trabalhos policiais”, informou a Polícia Civil do Estado, em nota.

O furto foi descoberto na sexta-feira (21/01) em uma fiscalização no Posto da Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima, em Rorainópolis, na divisa com o Amazonas. O motorista do furgão que estava transportando os testes roubados do Amazonas não apresentou nota fiscal.

De acordo com a delegada de Repressão aos Crimes Contra Administração Pública (DRCAP) de Roraima, Magnólia Soares, o motorista afirmou que a carga era uma doação da Secretaria de Saúde do Amazonas para a de Roraima. Mas, segundo ela, o o estado de Roraima sequer tinha conhecimento da doação e a carga ficou retida.

No dia seguinte, no sábado (22/01), um empresário não identificado fez o pagamento de uma guia de imposto do material no valor de R$ 94 mil, e a carga foi liberada. No entanto, conforme a delegada, a Polícia Civil voltou a reter a mercadoria quando já estava em Boa Vista, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, após a Polícia Civil confirmar que o material foi desviado da rede pública de Saúde do Amazonas.