Conecte-se conosco

Amazonas

Percentual de reajuste não avança, mas Sinteam comemora progressões verticais após Ação na Justiça

A presidente do sindicato afirma que a greve da categoria ajudou a acelerar o cumprimento das progressões e o reajuste, mesmo que não tenha sido o almejado.

Mais uma vez não houve avanço sobre o percentual de reajuste referente à data-base de 2022 dos trabalhadores da rede estadual de ensino na segunda audiência de conciliação realizada na 4ª Vara da Fazenda Pública, nesta quinta-feira (22/06). A informação é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam).

“Não saímos do percentual de 8% mas conseguimos garantir as progressões por titularidade que estavam atrasadas desde 2019 e também foram fruto da ação judicial. Mas precisamos reconhecer que essas vitórias só vieram mesmo após o grande movimento que fizemos em todo o estado, pois ações contra o Governo como essa chegam a demorar décadas para serem concluídas”, afirmou presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues.

Segundo ela, ainda estão pendentes de publicação no Diário Oficial do Estado aproximadamente 40 processos de progressão verticais. “Mas continuamos acompanhando e cobrando o cumprimento da Lei”, disse.

A audiência de conciliação fez parte da Ação Civil Pública impetrada em abril do ano passado pelo Sinteam contra o Governo do Estado pelo descumprimento da data-base de 2022 e também cobrando o pagamento das progressões por titularidade e por tempo de serviço. Até aquele momento não havia nenhum diálogo entre as partes.

“Vamos continuar pleiteando, no mínimo, a reposição da inflação que os 8% não cobrem, seja nas ruas ou judicialmente. Nosso poder de compra reduziu muito nos últimos anos e a data-base tem esse objetivo: pelo menos recompor nosso poder aquisitivo. E é isso que continuaremos buscando, já que a educação tem um fundo próprio para a nossa valorização profissional”, declarou Ana Cristina.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =