Conecte-se conosco

Amazonas

Número de homicídios no AM explode no 3º ano da gestão de Wilson Lima, mostram dados da SSP

Em 2021, o número de homicídios cresceu 56% no Amazonas e 63% em Manaus, segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado.

Pesquisa incluiu casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. (Foto:Reprodução/Internet)

O Amazonas teve 1.487 homicídios em 2021, contra 954 em 2020, um crescimento de 55,87%. O índice de crescimento foi maior ainda em Manaus, que teve 1.072 homicídios, contra 657 em 2020: 63,16%.

Os números são do sistema de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) e contrariam o discurso oficial do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) de combate aos crimes violentos no Estado.

De acordo com os números do próprio governo, Foram 533 homicídios a mais no ano passado no Estado e 415 a mais em Manaus.

A capital do Amazonas está entre os municípios brasileiros com população igual ou superior a 100 mil habitantes com taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) superiores à média nacional, de acordo com 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Em dezembro, a Polícia Civil do Amazonas (PC) já havia informado um aumento de 20,61% no número de Inquéritos Policiais remetidos à Justiça pelo crime de homicídio, de janeiro a novembro de 2021, na comparação com 2020. Os dados já indicavam um aumento considerável nos homicídios.

Janeiro

Nesta quarta-feira (02/02), o governo do Estado informou que Manaus iniciou o ano de 2022 com uma redução de 30% no número de homicídio. “Em dezembro de 2021, foram registrados 106 homicídios em Manaus. Já em janeiro deste ano, o sistema de segurança contabilizou 74 ocorrências desta natureza”, informou a Secretaria de Comunicação (Secom), com base nos dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança (Ciesp), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com nota do governo, o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur disse que a redução nesse tipo de crime “é reflexo das ações de enfrentamento à violência no estado, a partir da política pública definida pela SSP-AM e aplicada pelos órgãos do sistema de forma integrada”.

Veja os dados de 2020 em Manaus e no interior do Estado, do site da SSP-AM.