Conecte-se conosco

Amazonas

Motorista do governador do AM aparece na lista de vacinados; Wilson Lima diz que vai exonerar

Na última semana, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) estabeleceu os critérios de prioridade para a vacinação contra Covid-19 no Estado e não incluiu motoristas de autoridades.

O nome do motorista do governador do Amazonas Wilson Lima (PSC), Geberson Oliveira Lima, aparece na lista oficial dos vacinados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As informações são do site de notícias Portal do Holanda. Geberson, de 37 anos, foi nomeado como assessor técnico da Casa Civil em janeiro de 2019 e atua como motorista de Wilson Lima.

Exoneração

Ao tomar conhecimento de que seu motorista, o servidor Gerberson Oliveira Lima, foi imunizado com a vacina da Covid-19, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), determinou a exoneração imediata do funcionário lotado na Casa Civil.

O nome do servidor consta na lista oficial das pessoas que receberam a primeira dose da vacina Coronavac e divulgada pela Prefeitura de Manaus no fim de semana.

Gerberson consta como vacinado na Unidade Básica da Família Senador Severiano Nunes, zona leste, no último dia 20 de janeiro, e como trabalhador da saúde. A função que ele exerce aparece como “outros”.

Wilson Lima determinou, ainda, que seja apurado a circunstância do caso. “Não compactuarei com esse tipo de procedimento”, frisou em suas redes sociais.

Na última semana, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) estabeleceu os critérios de prioridade para a vacinação contra Covid-19 no Estado e não incluiu motoristas de autoridades.

São 11 níveis de prioridade. A lista inclui trabalhadores da saúde, inclusive auxiliares administrativos e de logística como maqueiros. Em todos os casos, a prioridade deve ser para profissionais com mais de 60 anos, profissionais diabéticos e que possuem comorbidades.

Os profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva, Semi-intensiva, Unidade de Cuidado Intenso – UCI, Sala de emergência que atuam na assistência direta a covid-19, têm prioridade máxima.Depois, os que trabalham nas’Salas Rosa’, os das enfermarias e leitos clínicos, trabalhadores de laboratório, coleta e processamento de material biológico.

No último sábado, a juíza federal Jaiza Maria Fraxe, do Amazonas, ao proferir uma decisão em uma ação movida por órgãos de controle federais e estaduais para obrigar o Município de Manaus a dar transparência à lista de vacinados contra a Covid-19, disse que “é fato público e notório os inúmeros desvios na distribuição e aplicação das vacinas que vem ocorrendo na cidade de Manaus, sendo destaque no noticiário nacional”..

A açãoobrigou o Município de Manaus a publicar a relação das pessoas vacinadas. E tem como autores os Ministérios Públicos (Federal, do Trabalho, do Amazonas, e junto ao Tribunal de Contas do Estado), Defensorias Públicas da União e do Amazonas.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 16 =