Conecte-se conosco

Amazonas

Monitor da Violência: crimes violentos no Amazonas voltaram a crescer em setembro

No Amazonas, em setembro de 2019 foram registrados 104 homicídios dolosos, 3 latrocínios e 1 lesão corporal seguida de morte, contra 102, 3 e 2, respectivamente, no mesmo período do ano passado.

O Amazonas registrou um crime violento a mais, em setembro desse ano (108), na comparação com setembro do ano passado, segundo o Monitor da Violência, ferramenta criada pelo site G1 que acompanha as mortes violentas mês a mês no País. De acordo com o Monitor, até setembro, o país teve 30.864 assassinatos, contra 39.527 no mesmo período do ano passado. Em nove meses, todos os estados registram uma redução nos crimes.

Os números dos crimes violentos no Brasil e no Amazonas, mês a mês, em 2019 (Reprodução)

No Amazonas, em setembro de 2019 foram registrados 104 homicídios dolosos, 3 latrocínios e 1 lesão corporal seguida de morte, contra 102, 3 e 2, respectivamente, no mesmo período do ano passado. O Brasil teve uma queda de 22% no número de mortes violentas registradas nos nove primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2018.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) informou que, “em dez meses, as ações desenvolvidas pela SSP ajudaram a evitar 100 mortes na capital, com redução de 12% no número de casos”. E que, “de janeiro até setembro, mais de 300 pessoas envolvidas em homicídios foram presas, ajudando a solucionar centenas de casos ocorridos este ano e ano passado”.

Somente em setembro, houve 3,3 mil assassinatos, contra 4,1 mil no mesmo mês do ano passado. Já no período que engloba os nove meses, foram 30.864 mortes violentas — 8.663 a menos que o registrado de janeiro a setembro de 2018 (39.527). É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

A tendência de queda nos homicídios do país tem sido mostrada pelo G1 desde o balanço de 2018 – a maior queda dos últimos 11 anos da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com 13%. Já no 1º semestre deste ano, a queda foi de 22% – percentual que se mantém.

O número de assassinatos, porém, segue alto. São quase 5 mortes a cada hora, em média. Em três estados com quedas expressivas (Acre, Ceará e Rio Grande do Norte). Os dados coletados mês a mês não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, atribui a queda no número de mortes violentas no país a recordes de apreensão de drogas e transferência de chefes de facções criminosas para presídios federais como medidas que surtiram efeitos nos índices de criminalidade. Moro também afirma que o governo está com uma política de tentar retomar o controle de vários presídios do país.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 8 =