Conecte-se conosco

Amazonas

Ministério da Saúde atrasa para o Amazonas envio de doses da vacina contra covid-19 para crianças

Além do Amazonas, há registros de que o atraso no envio das doses ocorre em mais 10 estados do Brasil.

As vacinas contra covid para crianças têm rótulo na cor laranja. (Foto: Divulgação/Pfizer)

A chegada do primeiro lote de vacinas contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Amazonas não ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 14/1, conforme anunciado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O atraso no envio das vacinas, segundo nota distribuída pela SES, aconteceu porque o Ministério da Saúde reprogramou o envio das doses que estava previsto para esta madrugada. “A previsão de chegada permanece para esta sexta-feira, em hora a ser confirmada”, finaliza a nota.

De acordo com informações da SES, quando os imunizantes chegarem em Manaus, a remessa será escoltada pela Polícia Federal até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), na capital, onde serão contabilizadas por equipes da instituição e armazenadas.

A FVS-RCP irá preparar nota informativa para as secretarias municipais de Saúde, responsáveis pela operacionalização da campanha e a definição do início da vacinação deste grupo. No documento irá constar o quantitativo de doses que serão encaminhadas para cada município, com base na remessa que será enviada pelo MS, e em seguida as prefeituras serão notificadas para retirada dos imunizantes na sede da fundação.

Atraso em outros estados

O lote com as primeiras doses da vacina infantil da Pfizer contra Covid-19 começaria a ser distribuído aos estados brasileiros, segundo a previsão do Ministério da Saúde, entre a noite de quinta-feira (13) e a manhã desta sexta-feira (14).

Porém, nesta sexta, pelo menos dez estados relataram não terem recebido ou que foram reprogramados os voos com suas porções prometidas das 1,2 milhão de doses do imunizante. Outros seis estados e o Distrito Federal relataram que as entregas ainda estão dentro do prazo previsto. Apenas São Paulo e o estado de Minas Gerais já estão em posse das doses.

As doses partem do Centro de Distribuição do governo federal, na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, para distribuição nacional.

Os primeiros voos estavam previstos para decolar, a partir das 22h15 de quinta (13), rumo aos estados do Distrito Federal, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Acre, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

Na manhã desta sexta-feira (14), o estado do Rio Grande do Norte informou que as doses pediátricas não chegaram. “A carga de vacinas contra a Covid-19 destinadas às crianças de 5 a 11, que chegaria ao Rio Grande do Norte na madrugada desta sexta-feira (14), não foi enviada pelo Ministério da Saúde”, informou a Secretaria da Saúde Pública potiguar.

“A Sesap aguarda novas informações do Ministério para atualização da situação e eventual mudança na distribuição das doses e no início da campanha de vacinação para essa faixa etária”, complementa o comunicado.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =