Conecte-se conosco

Amazonas

Manaus fica em 260º lugar em ranking de desenvolvimento sustentável da ONU, divulgado nesta terça-feira (23/03)

O índice faz uso dos dados mais atualizados (em geral coletados entre 2010 e 2019) disponíveis em nível nacional, a partir de 88 indicadores de fontes públicas e oficiais.

Com 57,6 pontos, de um total de 100 possíveis, Manaus aparece em 260º lugar no ranking com 770 cidades brasileiras que foram analisadas em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A classificação é resultado do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), lançado hoje (23/03) pelo Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network, organização vinculada à ONU.

A iniciativa se liga à Agenda 2030, uma agenda mundial apresentada em 2015 pela ONU aos países membros, que estabeleceu metas, prazos e compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao enfrentamento dos principais problemas globais.

Esse pacto supranacional foi detalhado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e assinado por mais de 190 países, incluindo o Brasil. Os ODS lidam com temas como erradicação da pobreza, saúde, educação, mudanças climáticas e promoção da igualdade de gênero.

Ferramenta

A partir do diagnóstico de como está o município, a ideia é que a ferramenta estimule a alocação de recursos e a formulação de políticas voltadas a atingir os ODS, ajudando a monitorar progressos e desafios desses objetivos no nível local.

O índice faz uso dos dados mais atualizados (em geral coletados entre 2010 e 2019) disponíveis em nível nacional, a partir de 88 indicadores de fontes públicas e oficiais, com o objetivo de realizar uma avaliação abrangente da distância dos municípios para alcançar as metas dos ODS.

O recorte de 770 municípios foi feito com base em alguns critérios: capitais brasileiras, cidades com mais de 200 mil eleitores, cidades em regiões metropolitanas, cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis na gestão 2017-2020 e cidades com a Lei do Plano de Metas, além de contemplarem todos os biomas brasileiros.

De forma geral, os ODS relacionados a questões socioambientais — principalmente pobreza, saúde, educação e mudanças climáticas — são os que carecem de maior atenção nos municípios brasileiros que fizeram parte da análise.

Outro ponto é a desigualdade regional: as primeiras cem posições da classificação são ocupadas por municípios das regiões sudeste e sul, e estão particularmente concentrados no estado de São Paulo.

Morungaba, pequeno município paulista lidera um ranking com 770 cidades brasileiras que foram analisadas em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável formulados pela Organização das Nações Unidas.

A primeira colocada fica próxima a Campinas e é uma estância climática com população de cerca de 14 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para 2020. Sua pontuação geral em relação aos objetivos é 73,4 (de 100), com destaque para as metas ambientais, como energias renováveis e acessíveis e produção e consumo sustentáveis, que foram atingidas.

O top 10 inclui ainda São Caetano do Sul, Valinhos e Limeira, todas no estado de São Paulo.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + dezoito =