Conecte-se conosco

Amazonas

Fundação de Vigilância aponta que cobertura vacinal no Amazonas está abaixo da meta do Ministério da Saúde

Nesta sexta-feira (9), Dia Nacional de Imunização, a FVS orienta sobre a necessidade de proteção contra essas doenças.

A cobertura vacinal no Amazonas está abaixo da meta de 90% para a BCG e Rotavírus e de 95% para Hepatite B, Pneumo 10, Mening C, Penta, Tríplice Viral, Tetra Viral, Polio, Varicela e Hepatite A, informa a Fundação de Vigilância em Saúde. Nesta sexta-feira (9), Dia Nacional de Imunização, a FVS orienta sobre a necessidade de proteção contra essas doenças.

Para análise de cobertura vacinal em menores de 2 anos, são consideradas a vacinação o ano inteiro. No Amazonas, em 2022, foram atingidas as seguintes coberturas vacinais: BCG (100%), Rotavírus (71,5%), Hepatite B (78,6%), Pneumo 10 (86,7%), Mening C (80,4%), Penta (78,6%), Polio (77,4%), Tríplice Viral D1 (78,9%), Tríplice Viral D2 (48,7%), Tetra Viral (12,6%), Hepatite A (71,4%), Varicela (60,4%) e Febre Amarela (62,1%).

As coberturas estão aquém da meta orientada como satisfatória pelo Ministério da Saúde. A da febre amarela é de 100%.

“Embora a vacinação contra doenças seja uma medida fundamental para a prevenção e controle de doenças, o Amazonas enfrenta desafios significativos na ampliação das coberturas vacinais. Essa é uma realidade de outros estados também. Por isso, alertamos a toda a população que busque os postos de vacinação e atualize a caderneta vacinal”, disse Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS.

Angela Desirée, gerente de Imunização do Amazonas, disse que os dados recentes apontam uma baixa adesão às vacinas, o que coloca em risco a saúde pública e a proteção individual contra doenças preveníveis por imunização.

A FVS tem um cronograma de visitas técnicas que são desenvolvidas para dar suporte técnico às secretarias municipais de Saúde, que são as responsáveis pela operacionalização das vacinações nos municípios.

“Os esforços para ampliar as coberturas vacinais seguem sendo intensificados. Todos os 62 municípios dispõem de estoque abastecido para atender a demanda. Lembramos sempre que vacinar é um ato de amor e uma estratégia para proteger a si mesmo e aos outros”, disse Angela Desirée.

De janeiro a maio de 2023, as equipes técnicas da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) estiveram em Ipixuna, Pauini, Boca do Acre, Iranduba, Maraã, Jutaí, Juruá e Fonte Boa.

A FVS faz um apelo à população para que busque informações confiáveis, consulte as equipes de profissionais de saúde e mantenha a caderneta vacinal atualizada.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 2 =