Conecte-se conosco

Amazonas

Estratégias de segurança pública no Amazonas serão definidas em conjunto com o MP-AM

A reunião ocorre após a sequência de fatos relacionados à atuação de facções criminosas no estado que estariam ‘medindo forças’ com as autoridades de segurança pública do Amazonas.

Combate ao crime e ampliar ações de segurança pública foram enfatizadas. (Foto:iStock_Reprodução)

O combate ao crime organizado com ações estratégicas no setor de segurança do Estado durante 2022 serão definidas com o acompanhamento do Ministério Público do Amazonas. A decisão foi resultado de uma reunião realizada nesta terça-feira, 15/2, com integrantes das forças de segurança pública na sede do MP-AM, em Manaus.

Integrantes do MP-AM e do setor de segurança pública, durante a reunião. (Foto:Divulgação-MP/AM)

O encontro ocorre após a sequencia de fatos relacionados à atuação de facções criminosas no estado que estariam ‘medindo forças’ com as autoridades de segurança pública do Amazonas.

No último dia 10/2, a cidade assistiu a um foguetório que, segundo especialistas, seria um sinal de que o crime está dominando vários pontos da capital.

Além desse episódio, de acordo com informações do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), Manaus registrou 37.651 roubos durante o ano de 2021. A Cidade Nova, na zona Norte de Manaus, liderou o ranking dos bairros com maiores incidências de assalto na capital no ano passado com 3.617 ocorrências registradas.

As ações criminosas fizeram a capital do Amazonas registrar aumento de 6%, em 2021, no número de roubos, um total de 2.060 ocorrências a mais, comparado com o ano de 2020, quando foram contabilizados 35.591 casos.

O aumento dos índices de criminalidade e as estratégias conjuntas para reduzir as ocorrências foram destacadas durante o encontro que reuniu o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; do novo Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO); Promotor de Justiça Igor Starling Peixoto e pelo Promotor de Justiça Cláudio Tanajura. Também participaram do encontro o Secretário de Estado de Segurança Pública, General Carlos Alberto Mansur, o Secretário Executivo-Adjunto de Inteligência (Seai), Coronel do Exército Brasileiro Jorge Gonçalves e o Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Coronel QOPM Paulo Cesar Gomes de Oliveira Júnior.

“O Ministério Público do Amazonas sempre foi um combatente na garantia do bem-estar da sociedade. Isso inclui, obviamente, sua participação nas estratégias e políticas de Segurança Pública, junto aos órgãos que atuam nesse fim. Seja na parte de inteligência, seja na segurança, de uma maneira mais abrangente, e, até mesmo, nas questões de administração penitenciária”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, mostrando-se otimista com os futuros resultados da integração no trabalho junto à Segurança Pública do Estado.