Conecte-se conosco

Amazonas

Em entrevista ao programa 18horas, da Rádio Mix Manaus, Lula promete manter a Zona Franca

Lula disse que o governo federal tem de preservar os benefícios fiscais para a manutenção do modelo econômico no estado do Amazonas.

O candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu, em entrevista exclusiva ao programa 18horas, da Rádio Mix Manaus, nesta quarta-feira (26/10), que, se eleito, irá manter todas as garantias fiscais, asseguradas na constituição, à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Lula disse que o governo federal tem de preservar os benefícios fiscais para a manutenção do modelo econômico no estado do Amazonas. “É preciso que o governo federal faça todo o esforço para manter a Zona Franca de Manaus, porque, se ela for extinta, se as empresas continuarem saindo como já saiu da Zona Franca, a gente pode ter um caos de desemprego”, afirmou

“Nós vamos manter a Zona Franca de Manaus com os benefícios dos impostos que ela precisa ter, para que o estado do Amazonas possa continuar funcionando”, prometeu o candidato.

Lula criticou o candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos ataques à Zona Franca de Manaus. Para Lula, o governo federal não pode mexer nas garantias do polo industrial de Manaus.

“Assinei uma renovação por mais dez e depois a Dilma (ex-presidente Dilma Roussef) aumentou para 60 anos (50 anos) a permanência, com os benefícios que ela (Zona Franca) merece ter. O que eu acho estranho é que, agora, o atual presidente tenta tirar os benefícios da Zona Franca de Manaus, numa demonstração de que ele não conhece a existência da Zona Franca para a economia do estado, para a economia da Região Norte. Ele tem reduzido o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de vários produtos e isso pode prejudicar. A gente não pode mexer na Zona Franca enquanto você não tiver um outro modelo de desenvolvimento que leve outras empresas para o estado do Amazonas e para toda Região Norte”, declarou.

Durante a entrevista, de aproximadamente uma hora, o ex-presidente Lula defendeu a manutenção da floresta em pé na Amazônia, a retomada de programas de habitação, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, a volta do ‘Mais Médico’, além de obras de infraestruturas na Região Norte, como o asfaltamento da BR-319, e o reforço na segurança na região fronteiriça do Brasil na Amazônia.

Veja a entrevista completa no YouTube:

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 2 =