Conecte-se conosco

Amazonas

Dom José Albuquerque é nomeado novo bispo da diocese de Parintins

Os Bispos do Regional Norte 1 manifestam sua gratidão ao Papa Francisco por permitir que Dom José prossiga seu ministério na região.

Dom José Albuquerque de Araújo, bispo diocesano de Parintins (AM). (Foto: Reprodução)

O Papa Francisco, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por dom Giuliano Frigeni, nomeou nesta quarta-feira, 21 de dezembro, Dom José Albuquerque de Araújo, atual bispo auxiliar de Manaus (AM), como bispo diocesano de Parintins (AM). Dom José Albuquerque é membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB desde 2019.

Natural de Manaus (AM), Dom José Albuquerque tem atualmente 54 anos. Cursou Filosofia (1989 a 1991) e Teologia (1992 a 1995) no Centro Universitário do Comportamento Humano (CENESCH), em Manaus. Tem pós-graduação em Gestão Educacional e mestrado em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia. Foi ordenado presbítero em 04 de agosto de 1996, por Dom Luiz Soares Vieira, e nomeado bispo auxiliar pelo Papa Francisco em 19 de junho de 2016.

Em sua atuação pastoral, Dom José já exerceu as funções de diretor do Centro Vocacional Divino Mestre, Manaus, em 1995; professor no Departamento de Teologia no Centro Universitário do Comportamento Humano, em Manaus, de 1998 a 2016; professor convidado do Instituto de Pastoral Regional, de Belém, de 2004 a 2008 e diretor de Estudos do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia, de 2006 a 2010. Também foi vice-reitor do Seminário São José, de 1998 a 2010 e reitor do Seminário São José, de 2014 a 2016.

Como pároco atuou em diversas localidades de Manaus, tais quais: a Paróquia Santa Luzia; a Paróquia do Imaculado Coração de Maria; Paróquia São Lázaro; Paróquia São Francisco Assis; Catedral Metropolitana de Manaus; Área Missionária Sagrada Família. Como vigário atuou na Área Missionária Santa Maria Goretti, Jorge Teixeira e Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida.

Outras funções realizadas

Atualmente, Dom José é bispo referencial – no regional norte 1 da CNBB – das pastorais Vocacional, Presbiteral e Criança; diáconos permanentes, bispos eméritos. Mais também atuou ou atua como:

Assessor da Pastoral Vocacional arquidiocesana, de 1998 a 2007;

Assessor da Pastoral Vocacional no regional Norte 1, de 1998 a 2016;

Conselheiro das Equipes de Nossa Senhora desde 2000;

Membro da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra, de 2005 a 2008;

Conselheiro da Fundação Rio Mar desde 2013;

Diretor espiritual do Movimento Serra de 2014 a 2016;

Delegado do Sínodo para a Amazônia, no Vaticano, em outubro de 2019.

Saudação e agradecimento

O Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu com imensa alegria a nomeação de Dom José Albuquerque como Bispo da Diocese de Parintins. A mensagem foi assinada por Dom Edson Tasquetto Damian, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira e Presidente do Regional Norte1, Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus e Vice-presidente do Regional Norte1, e Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, Bispo da Diocese de Borba, e Secretário do Regional Norte1.

No texto, a Presidência do Regional Norte1 lembra que Dom José Albuquerque de Araújo “nasceu e vivenciou sua caminhada cristã e vocacional na cidade de Manaus, onde foi ordenado presbítero em 1996”. Junto com isso, recorda que “durante vários anos foi formador no Seminário Arquidiocesano São José que forma os presbíteros para as nove Igrejas particulares de nosso Regional”.

“Em 2016 o Papa Francisco o designou para ser Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus onde exerceu até hoje o seu ministério. Em nosso Regional, sempre com muita dedicação e competência, foi o bispo referencial para os ministérios ordenados e a pastoral vocacional”, lembra a mensagem.

O texto lembra que Dom José “teve a graça de participar conosco de todo o processo de preparação e realização do Sínodo especial para a Amazônia”, afirmando que “é a partir das nossas raízes que nos sentamos à mesa comum, lugar de diálogo e de esperanças compartilhadas”. A mensagem cita o número 38 da Querida Amazônia, onde diz: “Na Amazônia, mesmo entre os distintos povos nativos, é possível desenvolver relações interculturais onde a diversidade não significa ameaça, não justifica hierarquias de um poder sobre outros, mas sim diálogo a partir de visões culturais diferentes, de inter-relacionamento e de reavivamento da esperança”.

Igualmente, a Presidência do Regional Norte1 pede que “Dom José, em sua nova missão de pastor caminhando ‘à frente, no meio e atrás’” como nos diz o número 31 da Evangelii Gaudium, “das numerosas comunidades e dos povos indígenas parintinenses, recorde sempre as palavras do Santo Padre: ‘Somos chamados a ser seus amigos, a escutá-los, a compreendê-los e a acolher a misteriosa sabedoria que Deus nos quer comunicar através deles’”, palavras recolhidas na Querida Amazônia.

Os Bispos do Regional Norte 1 manifestam sua gratidão ao Papa Francisco por permitir que Dom José Albuquerque de Araújo “prossiga seu ministério em nosso Regional que precisa muito de sua vida e missão”, insistindo em que “conte sempre com nossas preces, estima fraterna e colegialidade episcopal”.

Finalmente, eles suplicam “a Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da Diocese de Parintins, para que o acompanhe e proteja em sua nova missão como pastor desta querida Igreja da Amazônia”.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 7 =