Conecte-se conosco

Amazonas

Dois policiais militares do Amazonas são acusados de crimes durante o último fim de semana

Um tenente foi flagrado agredindo uma mulher e atirando para cima, em Novo Aripuana, e um outro foi preso por envolvimento em um esquema de de cobrança abusiva de estacionamento.

dois-policiais-militares-do-am

O comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) no município de Novo Aripuanã, foi flagrado agredindo uma mulher e disparando uma arma de fogo para o alto em via pública na madrugada deste domingo (27/04). No mesmo dia, na madrugada, um oficial da PMAM, cujo nome não foi divulgado,, foi preso em Manaus, com mais quatro suspeitos de participarem de um esquema criminosos de guarda de veículos, os chamados ‘flanelinhas’, com cobranças abusivas de estacionamento nas imediações da Arena da Amazônia e do Sambódromo, na Zona Centro-Oeste da cidade.

Em Novo Aripuanã, um vídeo que circulou nas redes sociais, mostra o tenente Deivison de Oliveira discutindo com uma mulher, que cai em uma sarjeta, após ser empurrada por ele. As imagens mostram que pessoas ao redor reagiram e avançaram em direção ao policial, que então sacou sua arma e disparou para o alto. O motivo da briga ainda não foi esclarecido.

a PMAM informou que determinou a transferência imediata do tenente para Manaus, junto com o recolhimento de sua arma de fogo, e que instaurou um procedimento interno na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) para apurar sua conduta. A PMAM rdisse que não compactua com ações de violência cometidas por seus agentes e que medidas estão sendo tomadas para apurar o ocorrido.

o Ministério Público do Amazonas (MPAM) informou a Promotoria de Justiça de Novo Aripuanã instaurou procedimento para apurar o possível desvio de conduta do tenente e solicitou ao comando-geral da corporação a substituição imediata do oficial, para resguardar a idoneidade da apuração e garantir a credibilidade institucional da PMAM.

A promotora de Justiça Jéssica Vitoriano Gomes informou solicitou, ainda, a suspensão administrativa/funcional, por cautela, do porte de arma de fogo do tenente, “considerando indícios de violações funcionais cometidas em aparente estado de alteração de controle emocional e com indícios de estar sob efeito de bebida alcoólica ou eventuais outras substâncias capazes de tal tipo de alteração de ânimo”.

De acordo com a promotora, pelos indícios narrados, amplamente divulgados, o oficial da PMAM teria praticando abuso de autoridade, lesão corporal, disparo de arma de fogo em via pública, condutas incompatíveis com a disciplina da função policial.

Manaus

Sobre as cinco pessoas em Manaus no esquema de “flanelinhas”, incluindo um oficial da corporação, a polícia informou que a operação, ocorreu após denúncias anônimas e investigações realizadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Segundo a SSP-AM, as cobranças abusivas de estacionamentos ocorriam desde o início do ano, prejudicando motoristas que passavam por áreas de grande movimentação, especialmente em noites de eventos na Arena da Amazônia e no Sambódromo.

Em resposta à prisão, a Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da PMAM informou que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta do policial e possíveis crimes militares. O oficial preso atuava na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que informou estar está prestando apoio à investigação.

O Governo do Estado afirmou que não compactua com condutas irregulares de seus servidores e que seu compromisso com é com a transparência e o respeito à lei.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =