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Amazonas

DNIT promete fiscalizar pontes da BR 319 no Amazonas e investigar desabamentos

ANTAQ adota medidas emergenciais para viabilizar a operação de balsas nas travessias sobre os rios Curaçá e Autaz Mirim, na rodovia federal.

Ponte desabou sobre o rio Curuçá. (Foto: Reprodução)

Desnivelamento dos pavimentos, rachaduras e falta de manutenção das estruturas das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, na BR-319/AM, no Amazonas, foram algumas das situações relatadas durante reunião realizada na noite dessa segunda-feira, 10/10, na sede do Ministério de Infraestrutura, em Brasília.

Durante o encontro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que já iniciou investigações para detectar as causas dos dois desabamentos em menos de um mês.

O diretor do DNIT, general Santos Filho, informou que o departamento irá realizar vistorias em outras pontes e travessias ao longo da rodovia federal para verificar as condições de trafegabilidade nas estruturas.

Durante a reunião foram relatados temores de moradores do município de Autazes, no Amazonas, com a possibilidade de novos acidentes envolvendo uma ponte no quilômetro 72 , da mesma rodovia que, segundo relatos, já apresenta rachaduras e desgaste na estrutura.

De acordo com o DNIT, a reconstrução das duas pontes já estão sendo providenciadas, com custo previsto de R% 50 milhões .

A primeira ponte, sobre o rio Curuçá,  desabou no dia 28 de setembro, com o registro de 4 mortos e 15 feridos. Um dos corpos ainda não foi localizado. A segunda ponte, Autaz Mirim, com 174 metros de extensão, caiu no último 8 , sem registro de mortos e feridos.

Medidas emergenciais

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) emitiu nota nesta terça-feira, 11/10, informando as medidas tomadas após o desabamento da ponte Autaz Mirim no quilômetro 12 da BR 319, na último final de semana, na área do município do Careiro, no Amazonas. É o segundo desabamento que ocorre com pontes situadas na mesma rodovia, no perímetro de 2 quilômetros, em menos de um mês.

De acordo com as informações do Antaq, inicialmente serão tomadas medidas para viabilizar a operação de balsas nas travessias desses pontos da rodovia federal. A autarquia informa, ainda, que já emitiu autorização emergencial para a empresa que está apta a operar no transporte fluvial de passageiros e cargas no trecho do Rio Curuçá. A mesma empresa autorizada emergencialmente também já se prontificou a mobilizar balsas para, dentro de cinco dias, iniciar as operações no trecho interditado sobre o Rio Autaz Mirim, e com isso retomar a ligação da rodovia.

As medidas emergenciais, segundo a Antaq, autorizações emergenciais terão duração até que as condições de tráfego da BR-319 sejam restabelecidas, tanto no trecho que cruza o Rio Curuçá como na passagem pelo Rio Autaz Mirim.

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