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Amazonas

Desde julho, fabricantes da Zona Franca pagam a “taxa de pouca água”, informa o presidente da Eletros

Taxa cobrada pelo baixo nível da água é da ordem de US$ 5 mil por contêiner; isso tende a afetar custo de eletroeletrônicos no País

Desde julho, os fabricantes da Zona Franca de Manaus (ZFM) estão pagando a “taxa de pouca água” aos operadores internacionais de navegação, informou o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), associação que reúne a indústria eletroeletrônica, José Jorge do Nascimento. A informação é do site do jornal Estado de S. Paulo (Estadão). A taxa é da ordem de US$ 5 mil por contêiner, o equivalente a R$ 28,25 mil pela cotação desta trça-feiram 10. Os operadores justificam a “taxa de pouca água” devido ao baixo nível dos rios.

Esse encargo é adicional ao custo do frete da Ásia para o Brasil, que registrou forte escalada nos últimos meses por uma série de fatores globais. Era de US$ 2 mil (R$ 11,3 mil) por contêiner cinco meses atrás e hoje está em US$ 13 mil (R$ 73,45 mil).

Nas contas do executivo, o custo de transporte dos produtos fabricados na Zona Franca teve um acréscimo de quase US$ 20 mil (R$ 113 mil) por contêiner. “É inevitável o impacto no preço final dos produtos”, afirma Nascimento, sem revelar de quanto será o aumento. Em Manaus (AM) são fabricados TVs, aparelhos de ar condicionado, fornos de micro-ondas, lava-louças, bens de informática e eletroportáteis.

De acordo com o Estadão, os efeitos da forte estiagem vão além do agronegócio. Devido ao baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, as termoelétricas foram acionadas. A partir deste mês, a bandeira tarifária cobrada na conta de luz passou de verde para vermelha nível 1. É um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatt-hora (kWh), conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além de gastar mais com e eletricidade, os brasileiros provavelmente também vão desembolsar mais para comprar eletroeletrônicos produzidos na Zona Franca de Manaus (AM). Com o baixo nível dos rios da região Amazônica, os custos de transporte de componentes importados aumentaram.


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