Conecte-se conosco

Amazonas

Consórcio inclui Amazonas na lista de estados com crescimento de mortes por Covid-19

A Secretaria de Saúde do Amazonas informou que os óbitos por Covid-19 continuam em queda no Estado. E que nas últimas 24 horas, foram confirmadas mais seis mortes, sendo cinco na capital e uma no município de Manacapuru.

Na última segunda-feira, dez estados brasileiros, apresentam tendência de queda no número diário de mortes por coronavírus, enquanto cinco veem o índice aumentar. Em doze, a situação é estável. Entre os destaques do boletim epidemiológico desta segunda-feira está o Amazonas, que há semanas observava o registro de casos cair, e que agora apresenta um crescimento nas notificações.

Além do Amazonas, a tendência de alta dos óbitos de coronavírus foi vista também nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina — os últimos atingidos pela pandemia —, Minas Gerais e Tocantins.

As informações e cálculos são do consórcio de veículos de imprensa formado por O Globo, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. Os dados são coletados diretamente com as secretariais estaduais de Saúde.

A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) informou que os óbitos tendo o novo coronavírus (Covid-19) como causa confirmada continuam em queda no Estado. E que nas últimas 24 horas, foram confirmadas mais seis mortes, sendo cinco na capital e uma no município de Manacapuru. De acordo com a Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM), a inclusão de óbitos ocorridos em outros meses do ano é resultado de uma revisão epidemiológica feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Segundo a Susam , a revisão segue os novos critérios do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, que passou a considerar óbitos por Covid-19 a partir de avaliação clínico-epidemiológica e exames de imagens. Com isso, óbitos que ocorreram no pico da pandemia, e que não tiveram diagnósticos conclusivos, estão sendo investigados e serão incluídos na contagem geral do Amazonas.

O Amazonas tornou-se nesta segunda-feira o primeiro estado cuja capital, Manaus, retomou as aulas presenciais, uma medida que está sendo discutida em outras regiões do país. A medida é vista com ressalvas por cientistas, que assinalam que o aumento da circulação de pessoas facilitaria a transmissão do coronavírus. Além disso, os estudantes podem tornar-se transmissores do patógeno para seus familiares.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

O Brasil tinha 101.936 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h de segunda-feira (11), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Veja os números consolidados:

101.936 mortes
3.062.374 casos

A média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.022 óbitos, uma variação de +2% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Em casos confirmados, eram 3.056.312 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 20.730 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 43.521 por dia, uma variação de -4% em relação aos casos registrados em 14 dias.

No total, 8 estados apresentaram alta de mortes: RS, SC, MG, SP, MS, AM, TO e BA.

Em relação a domingo (9), SP, MS, TO e BA estavam com a média de mortes em estabilidade e, agora, estão subindo.

Subindo: RS, SC, MG, SP, MS, AM, TO e BA.

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: ES, DF, GO, MT, AP, PE, PI e RN.

Em queda: RJ, AC, PA, RO, RR, AL, CE, MA, PB e SE.

O estado do Paraná não divulgou os dados até as 20h. Considerando os dados até 20h de domingo (9), estava em estabilidade (-2%).

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 20 =