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Amazonas

Claro e TIM vão atender clientes da Oi Amazonas após venda da operadora de telefonia

As operadoras dividiram os clientes por região e terão uma série de obrigações com os novos clientes.

Oi foi vendida por R$ 16,5 bilhões – Foto: Reprodução

Os clientes da Oi do estado do Amazonas serão transferidos para as operadoras de telefonia celular Claro e Tim, de acordo com o plano de transferência determinado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar nesta quarta-feira,9/2, a venda das redes móveis por R$ 16,5 bilhões. O processo de transferência deve durar cerca de 12 meses.

As operadoras dividiram os clientes por região e terão uma série de obrigações com os novos clientes. Atualmente a Oi tem 42 milhões de clientes, dos quais 3,2 milhões são contas corporativas e 38,8 milhões são pessoas físicas.

O plano de transferência dos números ainda será definido pelas empresas, que precisarão apresentar isso à Anatel e criar um plano de comunicação.

Conforme divulgado pelas próprias operadoras, a Claro receberá 11,7 milhões da Oi, ficando com 82,2 milhões de clientes.

A Vivo receberá 10,5 milhões de clientes, terminando com 94,4 milhões de assinantes. Já a TIM receberá 14,5 milhões de clientes, e somará ao final da integração 56,5 milhões.

Documentos protocolados no Cade pelas empresas mostram como ficará a divisão entre as empresas, de acordo com o DDD.

A Claro ficará com 27 DDDs: 92 (Amazonas), 13, 14, 15, 17, 18, 27, 28, 31, 33, 34, 35, 37, 38, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 71, 74, 77, 79, 87 e 91 .

A Vivo, por sua vez, terá 11 DDDs: 12, 41, 42, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88 e 98.

Já a Tim ficará com 29 DDDs: 97 (alguns municípios do Amazonas), 11, 16, 19, 21, 22, 24, 32, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 73, 75, 89, 93, 94, 95, 96 e 99.

O plano de transferência dos números ainda será definido pelas empresas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as empresas realizem uma série de medidas para atender os clientes vindos da Oi. As empresas deverão:

– apresentar plano de transferência dos números de celular da Oi;
– adotar um plano de comunicação que contenha um cronograma referente ao processo de migração dos números;
– disponibilizar canais de comunicação para tirar dúvidas do consumidor sobre a migração;
– dar direito de escolha de planos de serviço iguais ou semelhantes aos contratados com a Oi;
respeitar o direito à privacidade dos dados;
– e dar direito de portabilidade a qualquer momento.

A decisão da Anatel está sendo questionada por conta dos trâmites da aprovação. Por isso, mesmo que a agência vote novamente a operação, a tendência é manter essas obrigações.

 

A informação é do jornal O Globo.

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