Conecte-se conosco

Amazonas

Caged aponta que empregos na construção civil anunciados pelo governador do Amazonas ainda não saíram do papel

No ano passado, ao anunciar o início das reforma da estrada AM-010, Wilson Lima disse que obra iria gerar 10 mil empregos.

O Amazonas registrou uma redução de 245 vagas com Carteira assinada na construção civil em julho, de acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no último dia 29 de agosto. No ano, o Estado só gerou 2.099 novas vagas no setor e os números se chocam com a promessa do governador do Estado, Wilson Lima (UB) de geração de 10 mil empregos apenas na obras de recuperação da rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara e outros municípios do interior do Estado.


No ano passado, ao anunciar o início das obras da estrada, Wilson Lima disse que obra iria gerar 10 mil empregos e que 100 quilômetros estariam prontos até dezembro. “Neste ano iremos entregar 100 km pavimentados. Temos uma meta ousada de no ano que vem, entregar a AM-010 toda pavimentada, modernizada, e com segurança para população que mora nessa região”, afirmou o governador, no dia 11 de julho de 2021.

Nem uma coisa nem outra aconteceu. Os empregos prometidos não foram gerados e a obra está atrasada e só deve ficar pronta em 2023.

Em fevereiro deste ano, Wilson Lima destacou que o incentivo à manutenção e geração de empregos seriam as principais metas do Estado em 2022. A afirmação foi feita durante a leitura da Mensagem na Assembleia Legislativa do Amazonas e em coletiva após o evento.

O setor da construção civil do Amazonas registrou seu primeiro mês com fechamento de postos de trabalho no setor em 2022. De acordo com o Caged, o segmento registrou 1.602 admissões formais de trabalhadores. Já as demissões somaram 1.847, o que deixa um saldo negativo de 245 vagas perdidas em apenas um mês.

No ano passado, o setor registrou apenas 3 mil novas vagas formais, muito abaixo também da promessa do governador.

Neste ano de 2022, Wilson Lima foi obrigado a trocar o Consórcio AM pela Construtora Etam nas obras de reforma da AM-010. Conforme a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em cinco meses, o consórcio só executou 33 quilômetros da obras, nos trechos que vão do quilômetro (Km) 13 ao 32; do 225 ao 228 e do 254 263,40.

100 km de asfalto novo na AM-010 em 2021 ficou na promessa de Wilson Lima

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − cinco =