Conecte-se conosco

Amazonas

Ano começa com aumento de 45% nos homicídios em Manaus

Números da SSP-AM mostram mais uma vez o fracasso da política de segurança pública do governador Wilson Lima (PSC).

O número de homicídios em Manaus cresceu 45% em janeiro deste ano, na comparação com janeiro de 2021, de acordo com números preliminares disponibilizados no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Foram 74 casos, contra 51 no ano passado, informa a SSP, com a ressalva: “A quantidade de Homicídios de Janeiro de 2022 ainda será validada”.

 

Números da Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM)

Os números do Sistema de Segurança Pública do Estado contrariam novamente o discurso oficial do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) que, sete meses antes, em julho de 2021, lançou o programa Amazonas Mais Seguro, prometendo investimentos de R$ 280 milhões e a implantação de um sistema de câmeras, o chamado ‘Paredão’, ou ‘Cerco Inteligente de Videomonitoramento’, com a instalação de 500 câmeras em pontos estratégicos de Manaus, ao custo de R$ 34,7 milhões.

No ano passado, o número de homicídios em Manaus cresceu 63,16%, segundo a SSP. A cidade teve 1.072 homicídios em 2022, contra 657 em 2020. A capital do Amazonas está entre os municípios brasileiros com população igual ou superior a 100 mil habitantes com taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) superiores à média nacional, de acordo com o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Violência

Os dados da SSP mostram que o Amazonas teve 1.487 homicídios em 2021, contra 954 em 2020, um crescimento de 55,87%. De acordo com os números do próprio governo, foram 533 homicídios a mais no ano passado no Estado e 415 a mais em Manaus.

O Monitor de Violência, elaborado pelo site G1, com informações fornecidas pelas instituições oficiais de segurança pública dos estados do Brasil, mostraram que, no ano passado, o Amazonas foi o estado com o maior crescimento no número de crimes violentos por 100 mil habitantes, na comparação com 2020: 54%. Foram 1.571, ocorrências de homicídios dolosos, latrocínio e lesão corporal seguida de morte em 2021, contra 1.19 em 2020.

Os dados do Amazonas estão em sentido contrário aos índices nacionais. De acordo com o Monitor da Violência, os números em todo o Brasil indicam redução de 7% no número de crimes violentos letais intencionais, categoria que agrega vítimas de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Número de homicídios no AM explode no 3º ano da gestão de Wilson Lima, mostram dados da SSP

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =