Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas volta a ser incluído em lista de Estados com aceleração de mortes causadas por Covid-19

Nos últimos 14 dias, todas as regiões do país indicaram estabilidade na variação de 14 dias: Centro-Oeste (2%), Nordeste (-14%), Norte (7%), Sudeste (-12%) e Sul (-6%).

Três estados e o Distrito Federal apresentaram aceleração na média móvel de mortes por Covid-19 a última segunda-feira (17). As informações são do UOL. De acordo com dados do consórcio de imprensa, do qual o UOL faz parte, Amazonas (92%), Distrito Federal (53%), Minas Gerais (37%) e Rondônia (26%) a ter aumento desse índice de óbitos nos últimos 14 dias.

No domingo (16), os números da Covid-19 do consórcio de veículos de comunicação já havia colocado o Amazonas entre os Estados com crescimento médio na comparação semanal, a chamada média móvel. De acordo com os números do consórcio, mesmo com número baixo, o Amazonas teve crescimento de 94% no número de mortes.

Nos últimos 14 dias, todas as regiões do país indicaram estabilidade na variação de 14 dias: Centro-Oeste (2%), Nordeste (-14%), Norte (7%), Sudeste (-12%) e Sul (-6%).

O Brasil registrou uma média móvel de 971 mortes/dia na última semana e uma oscilação de -9% no período de duas semanas, mantendo a estabilidade de óbitos em decorrência da doença.

Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana.

O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas. Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou, nesta segunda-feira (17/08), a edição nº 137 do Boletim Diário Covid-19. Nesta edição, o boletim informa 112.263 casos confirmados no Estado, sendo 39.563 em Manaus (35,24%) e 72.700 no interior do estado (64,76%).

Conforme o boletim, foram confirmados três óbitos por Covid-19 ocorridos nas últimas 24 horas no interior, elevando para 3.486 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, neste domingo (16/08), foram registrados 26 sepultamentos e seis óbitos em domicílio.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =