Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas mantém último lugar em Infraestrutura e piora em Educação, Capital Humano e Potencial de Mercado, aponta Ranking

O Estado de São Paulo foi eleito, pela nona vez consecutiva, a unidade federativa mais competitiva do país.

O Amazonas perdeu posições, em 2023, no Ranking de Competitividade dos Estados, em quatro dos principais indicadores: educação, capital humano, potencial de mercado e sustentabilidade social. E manteve a última colocação em Infraestrutura. Com relação ao ranking anterior, o Estado continuou em último lugar (27º) em Infraestrutura, perdeu uma posição e passou para o 23º em Educação e perdeu três posições em Sustentabilidade Social, passando para 21º.

Na média geral do ranking, o Amazonas subiu duas posições em relação ao ano passado e passou para o 14º lugar, em relação ao ano passado. O Estado melhorou em Eficiência da Máquina Pública, Sustentabilidade Ambiental, Solidez Fiscal e Segurança Pública. São Paulo foi eleito, pela nona vez consecutiva, a unidade federativa mais competitiva do país.

O Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avaliou as 27 unidades federativas a partir de dez pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Em educação, o Amazonas ficou na última colocação (27ª) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); na penúltima (26ª) na Taxa de Atendimento do Ensino Infantil; na 20ª posição no Índice de Oportunidade da Educação; em 22º no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); em 18º lugar na Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio e em 20º na Taxa de Frequência líquida do Ensino Fundamental.

Em Infraestrutura, de acordo com o Ranking, o Amazonas perdeu posições e ficou em último lugar (27º) em Backhaul de Fibra Óptica e Qualidade das Rodovias. E perde posições em Disponibilidade de Voos diretos, Acessibilidade do Serviço de Telecomunicações, Acesso à Energia Elétrica, Custo da Energia Elétrica, Custo de Combustíveis e qualidade da energia elétrica.

Veja os dados do Amazonas no Rankin:

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − três =