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Amazonas

Abraciclo reduz expectativa em 15,9% na produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus

A Abraciclo atestou que o setor está sendo fortemente impactado pela conjuntura econômica que reduziu o poder de compra do brasileiro.

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo revisou para baixo, pela segunda vez no ano, a sua estimativa de produção de bicicletas. A nova perspectiva é fechar 2022 com 630 mil unidades fabricadas, o que representa retração de 15,9% na comparação com as 749.320 bicicletas que saíram das linhas de montagem no ano passado.

O vice-presidente do segmento de bicicletas, Cyro Gazola, afirma que o setor está sendo fortemente impactado pela conjuntura econômica que reduziu o poder de compra do brasileiro. “A procura pelos modelos de entrada registrou forte queda. Muitas pessoas postergaram ou simplesmente desistiram de adquirir uma bicicleta”, explica.

Além disso, as fabricantes tiveram que rever o seu mix de produção para atender à demanda do mercado que atualmente pede por modelos de médio e alto valor agregado. “Precisamos rever todo o planejamento, reprogramar as linhas de produção e a cadeia logística”, afirma Gazola.  “Isso, no entanto, leva tempo e não acontece de uma hora para outra”, completa.

Gazola destaca, ainda, a crise no abastecimento que está longe de ser solucionada. Cerca de 50% dos itens de uma bicicleta, como quadros, sistemas de freios, transmissões, suspensões e selins são importados de fornecedores globais. “A falta de peças e componentes continuará a comprometer a produção nos próximos meses. É uma crise global, que afeta todas as fabricantes do mundo”, ressalta.

Para reduzir essa dependência do mercado externo, a associação está desenvolvendo um trabalho junto aos fornecedores de peças e componentes para incentivar a nacionalização de produtos e estimular a indústria local. O primeiro passo foi dado em agosto, no 1º. Encontro Empresarial Abraciclo da Indústria de Bicicletas.

Mesmo diante dessas dificuldades, as associadas da Abraciclo mantêm seus investimentos nas linhas de produção e em novas tecnologias. “A mobilidade sobre duas rodas é um movimento que veio para ficar, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o ir e vir das pessoas está cada vez mais difícil”, avalia o executivo. “Por isso, é fundamental investir no aprimoramento dos processos fabris que vão resultar em maiores ganhos de qualidade para oferecermos ao consumidor modelos com alto valor agregado”, diz o vice-presidente do segmento de bicicletas.

Resultados setembro

Em setembro, 48.442 bicicletas saíram das linhas de montagem das fábricas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus). O volume é 42,2% menor ao registrado no mesmo mês do ano passado (83.766 unidades) e 11,3% inferior às 54.644 bicicletas fabricadas em agosto.

No acumulado do ano, foram produzidas 476.610 bicicletas, recuo 18,7% na comparação com o mesmo período de 2021 (586.536 unidades).

Produção por categoria

Com 29.802 unidades, a Moutain Bike (MTB) foi a categoria mais fabricada em agosto, representando 61,5% do volume produzido pelas fabricantes do Polo de Manaus. A Urbana/Lazer ficou em segundo lugar do ranking, com 10.829 unidades e 22,4% do volume total. Em terceiro lugar, veio a Infantojuvenil (6.214 bicicletas e 12,8%)

As posições foram mantidas no ranking do acumulado do ano: MTB (302.206 bicicletas e 63,4% do total fabricado, Urbana/Lazer (122.940 unidades e 25,8%) e Infantojuvenil (35.851 bicicletas e 7,5%).

Distribuição por região

        A região Sudeste é a que recebeu o maior volume de bicicletas produzidas no PIM. Em setembro, foram enviadas 32.500 unidades, o que corresponde a 67,1% do volume fabricado. O Sul ficou em segundo lugar, com 5.569 bicicletas, 11,5% do total produzido. Na sequência vieram o Nordeste (5.146 unidades e 10,6% da produção), Centro-Oeste (3.440 bicicletas e 7,1%) e Norte (1.787 unidades e 3,7%).

As posições no ranking anual foram mantidas: Sudeste (287.843 bicicletas e 60,4% do volume total produzido), Sul (85.654 unidades e 18%), Nordeste (45.661 bicicletas e 9,6%), Centro-Oeste (32.617 unidades e 6,8%) e Norte (24.835 bicicletas e 5,2%).

De acordo com Cyro Gazola, vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, a redução da expectativa está sendo repetida. “A Abraciclo revisou para baixo, pela segunda vez no ano, a sua estimativa de produção de bicicletas. A nova perspectiva é fechar 2022 com 630 mil unidades fabricadas, o que representa uma retração de 15,9% na comparação com as 749.320 bicicletas que saíram das linhas de montagem no ano passado.”

“O setor está sendo fortemente impactado pela atual conjuntura econômica que reduziu o poder de compra do brasileiro. A procura pelos modelos de entrada registrou forte queda. Muitas pessoas postergaram ou simplesmente desistiram de adquirir uma bicicleta de entrada.” Ele traçou , ainda, uma expectativa negativa. “A crise no abastecimento está longe de ser solucionada. É uma crise global e afeta todas as fabricantes do mundo. Cerca de 50% dos itens de uma bicicleta são importados de fornecedores globais.”

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 46 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o desenvolvimento e o fomento do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 15 mil empregos diretos em Manaus/AM.

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