Conecte-se conosco

Amazonas

PF prende ‘braço direito’ de acusado de mandar matar Bruno Pereira e Dom Phillips, no Amazonas.

O pedido de prisão de Jânio foi feito a pedido da PF.De acordo com as investigações ele estava coagindo testemunhas e interferindo no andamento do processo contra ele e “Colômbia”.

A Polícia Federal (PF) informou que cumpriu na tarde desta quinta-feira (18/01) mandato de prisão preventiva contra Jânio Freitas de Souza, suspeito de ser o “braço direito” de Ruben Dário da Silva Villar, o “Colômbia”, acusado de mandar matar o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, no Amazonas.

Segundo a PF, Jânio foi preso em Tabatinga, no interior do estado. No dia 5 de agosto de 2022, um mês após os assassinatos de Bruno e Dom, ele chegou a ser preso por pesca ilegal e há três meses respondia pelo crime em liberdade.

O pedido de prisão de Jânio foi feito a pedido da PF.De acordo com as investigações ele estava coagindo testemunhas e interferindo no andamento do processo contra ele e “Colômbia”.

O nome de Jânio de Freitas aparece em uma outra investigação da PF: o assassinato de Maxciel Pereira dos Santos, agente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) executado por um pistoleiro em 2019, em Tabatinga. A cidade fica próxima a Atalaia do Norte.

Na época em que esteve preso em 2022, Jânio chegou dar depoimento na nona sessão da audiência de instrução e julgamento do caso Bruno e Dom.

Ele contou que no dia da morte de Bruno e Dom, o indigenista afirmou que mandaria a Polícia Federal prender os pescadores ilegais que estavam invadindo lagos de manejo das comunidades ribeirinhas.

A Polícia Federal informou que pediu a transferência para presídio federal de Jânio e “Colômbia”, por conta do risco de fuga e risco à integridade física e psíquica dos investigados.

Ainda segundo a polícia federal, Jânio e “Colômbia” foram indiciados pelo duplo homicídio e ocultação de cadáveres do indigenista brasileiro e do jornalista britânico.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 2 =