Amazonas
Conselheiro federal da OAB suspende eleição de lista para escolha de desembargador no TJAM
Decisão atende pedido do advogado Taquer Junio Queiroz Ribeiro. Ele alega que Grace Benayon Zamperlini, inscrita para o pleito, não cumpre o requisito de advocacia ininterrupta pelos últimos dez anos
O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Jairo de Oliveira Souza suspendeu a realização da eleição para a formação de lista sêxtupla destinada à escolha de desembargador do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), marcada para a próxima sexta-feira (19/12).
A Comissão da eleição do Quinto Constitucional da seccional da OAB no Amazonas publicou comunicado cancelando a consulta, sem maiores detalhes sobre as causas e divulgou nota onde diz reafirmar “seu compromisso com a legalidade e transparência às decisões institucionais, mantendo a advocacia amazonense informada sobre os próximos desdobramentos do processo”.
A decisão desta segunda-feira (15/12) atende a um pedido do advogado Taquer Junio Queiroz Ribeiro, que alega que a advogada Grace Benayon Zamperlini, inscrita para o pleito, não cumpre os requisitos de advocacia ininterrupta pelos últimos dez anos.
O conselheiro federal, que é relator do pedido, disse haver documentação nos autos que cita a advogada como ocupante de cargos na administração pública, como gerente de programa na Casa Civil de Manaus e diretora técnica da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama).
“Está clara a iminência da realização da consulta à classe, a ser promovida pela Seccional, a qual, se concretizada, consolidará etapa fundamental de difícil reparação da escolha da lista sêxtupla”, escreveu o relator na decisão.
A regra de cumprimento dos dez anos de advocacia ininterrupta foi incluída neste ano, quando o desembargador Domingos Jorge Chalub, que ocupava a cadeira destinada à classe dos advogados, se aposentou.
A mudança está no Provimento n.º 230/2025, da OAB, e na Súmula n.º 14/2025/COP (Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB). Os atos foram assinados pelo presidente nacional da OAB, o amazonense Alberto Simonetti. As mudanças foram incluídas na eleição atual para o cargo de desembargador.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário