Conecte-se conosco

Amazonas

Inpa e Capes lançam primeira cátedra de pós-graduação em Saberes Amazônicos do Brasil

O lançamento da Cátedra aconteceu em Santarém, em uma das paradas da Caravana Fluvial Franco-Brasileira IARAÇU – Rumo à COP30, em Belém (PA).

inpa-e-capes-lancam-primeira-p

Em iniciativa inédita no país, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) terá a primeira Cátedra Indígena da Pós-Graduação, um marco no compromisso com a valorização das ciências indígenas e a integração entre o conhecimento científico ocidentalizado e as epistemologias dos povos originários da Amazônia. A ação pioneira denominada de Programa de Cátedra de Saberes Amazônicos foi instituída pelo Acordo de Cooperação Técnica entre o Inpa e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com Henrique Pereira, a iniciativa representa um marco para o sistema nacional de pós-graduação, ao reconhecer o valor dos sistemas de conhecimento indígenas e promover o diálogo intercultural entre diferentes formas de conhecimento. Ele lembrou que a proposta é resultado de um processo de escuta e construção coletiva iniciado em 2024, durante a Conferência Livre “Sistemas de Conhecimentos Tradicional Indígena e Científico”, realizada no Instituto.

O lançamento da Cátedra aconteceu em Santarém, em uma das paradas da Caravana Fluvial Franco-Brasileira IARAÇU – Rumo à COP30, em Belém (PA). A cerimônia contou com a participação do diretor do Inpa, Henrique dos Santos Pereira, da presidente da Capes, professora Denise Pires de Carvalho, e de convidados da caravana.

A pesquisadora do Inpa, Ana Carla Bruno, ressalta a importância do lançamento: “Nas últimas duas décadas, estamos observando uma importante e significativa presença de indígenas nas universidades, tornando-se produtores de conhecimentos e não apenas ‘objetos’ de conhecimento. Mas ainda há uma quase inexistente presença indígena nos institutos de pesquisas produzindo, realizando pesquisas e coordenando projetos”.

“Nos seus 73 anos de existência, o Inpa produziu e desenvolveu projetos de pesquisas e trabalhos em comunidades indígenas. Penso que esta Cátedra Indígena pode estimular, suscitar e fazermos olhar outros processos de construção de conhecimento e formas de categorizar e classificar o mundo a partir, com e através de outras perspectivas, de outras lentes.” afirmou Bruno.

As duas modalidades da Cátedra

O Programa de Cátedra de Saberes Amazônicos foi estruturado em duas modalidades que se complementam. A primeira prevê a participação de pesquisadores indígenas doutores, que atuarão como catedráticos convidados por 12 meses nos programas de pós-graduação do Inpa. Assim, essa modalidade reforça a presença indígena na academia e incentiva o intercâmbio entre pesquisadores indígenas e não indígenas em condições de igualdade.

A segunda modalidade contempla mestres indígenas e lideranças de notório saber, reconhecidos por suas comunidades pela profundidade de seus conhecimentos tradicionais, ainda que não possuam formação acadêmica formal. Diante disso, a iniciativa reconhece que há cientistas da floresta cuja autoridade vem da experiência, da oralidade e da legitimidade cultural.

“As duas modalidades são complementares e refletem um mesmo propósito: o de promover um ambiente acadêmico intercultural, em que o laboratório e a aldeia, o dado e a narrativa ancestral possam dialogar de forma ética e produtiva”, explicou o diretor do Inpa.

O acordo firmado entre o instituto e a Capes prevê a publicação de quatro editais de fomento, que selecionarão e apoiarão as Cátedras Indígenas, com bolsas de pós-doutorado e suporte financeiro para o desenvolvimento das atividades.

Para isso, o Inpa lançará um edital interno, permitindo que os programas de pós-graduação apresentem propostas de cátedras ou candidaturas individuais, acompanhadas de planos de trabalho. A seleção será realizada por um comitê ad hoc, com a participação de membros externos e representantes indígenas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 7 =