Conecte-se conosco

Brasil

Radar que detecta motorista infrator a 100 metros de distância já está em 24 estados, diz fabricante

Os equipamentos já conseguem detectar, se necessário, o número de pessoas dentro dos veículos e comportamentos como o uso de celular.

radar-que-detecta-motorista-in

A tecnologia dos radares inteligentes Doppler, que foi testada para fiscalização de trânsito inicialmente em estados como São Paulo e Paraná, agora se expande por todo o Brasil.

De acordo com a empresa Velsis, fabricante do equipamento, este tipo de radar pode multar até 100 metros de distância e já está operando em 24 estados brasileiros. A tecnologia busca acabar com o ‘migué’ de maus motoristas que andam acima do limite de velocidade e reduzido apenas próximo à fiscalização.

Como funcionam os radares Doppler

Os equipamentos conseguem registrar tudo o que estiver até uma distância de 100 m antes e 50 m depois do seu ponto de instalação com muita precisão, diferentemente dos radares que utilizam apenas sensores no chão. Consegue detectar justamente aqueles que freiam em cima do radar e que aceleram bruscamente depois que passam do ponto de instalação.

Esses radares emitem ondas eletromagnéticas que são refletidas pelos veículos em movimento . A partir da análise da frequência dessas ondas, o equipamento calcula a velocidade exata do automóvel.

Com o uso do doppler é possível capturar informações referentes à presença e tempo de passagem dos veículos , permitindo registrar informações estatísticas e as infrações de trânsito como, por exemplo, veículos acima da velocidade permitida, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho , fluxo em contramão e conversão proibida.

Os equipamentos já conseguem detectar, se necessário, o número de pessoas dentro dos veículos e comportamentos como o uso de celular.

O objetivo não é apenas medir a velocidade, mas também o veículo está fazendo errado. Em conformidade com as disposições da resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os radares devem ser todos homologados pela portaria do Inmetro e são aferidos periodicamente. O sistema capta altas distâncias e atende até quatro faixas de carros.

“Os sensores têm alcance de centenas de metros e monitoram todo o trajeto percorrido pelo veículo, permitindo aos agentes públicos monitorar e avaliar tendências de comportamento dos condutores, bem como autuar – se houver desrespeito e legislação vigente”, explica Guilherme Araújo, presidente da Velsis , empresa que já possui ao todo mais de 1.699 faixas monitoradas e 731 equipamentos instalados em diferentes cidades.

Apenas no estado de São Paulo, já há mais de 1.500 radares em operação em estradas e trechos urbanos de municípios, segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Entre as rodovias paulistas existem modelos doppler em Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), César Augusto Sgavioli (SP-261), Irineu Penteado (SP- 191) e na Assis Chateaubriand (SP-425).

Está em processo de licitação para serem instalados ainda mais 649 novos pontos, sendo que 536 terão reconhecimento óptico, que serão distribuídos em rodovias de 14 regiões do estado.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − quatro =