Notícias
Último Boletim Boletim Hidrológico do SGB de 2025 mostra situação da cota dos rios no Amazonas
O Boletim diz que a descida relevante observada em Tabatinga nos últimos dias de 2025 se reflita em retorno à normalidade para as demais estações do Solimões.
Visão aérea do Lago do Piranha, no Amazonas. (Foto: Michael Dantas)
O rio Solimões, em Tabatinga (AM) registrou uma descida acumulada de 1,62 metro e alterou a condição de níveis acima do esperado para a época para um patamar de normalidade, com nível muito próximo à média da série histórica nesta estação. Foi o que apontou o 51° Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas, de 23 de dezembro, o último de 2025, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Em Fonte Boa, ainda não houve atualização dos registros por parte da operadora. Na estação de Itapéua, o Solimões reduziu o ritmo de subida, com média diária de 3 centímetros (cm). Já em Manacapuru, as elevações diárias foram da ordem 7 cm em média.
Em Beruri, observou-se um comportamento em resposta ao rio Solimões, devido à proximidade com a zona de confluência. Nível elevado para o período, com elevações diárias de 7 cm.
O Boletim diz que a descida relevante observada em Tabatinga nos últimos dias de 2025 se reflita em retorno à normalidade para as demais estações do Solimões, Manaus e demais estações monitoradas no rio Amazonas.
O rio Negro apresentou pequena oscilação no processo de vazante, comum no mês de dezembro, registrando níveis próximos das médias nas estações monitoradas nos 7 dias anteriores à médição. Em Manaus, o rio Negro na última semana subiu 7 cm por dia, com valores acima do intervalo da normalidade para a época, muito em resposta ao que se observa no rio Solimões.
O rio Branco, maior afluente do Negro, se manteve em processo de vazante, com diminuição no ritmo das descidas diárias em Boa Vista e Caracaraí. As estações de monitoramento nesta bacia apontam níveis dentro do esperado para o período.
O rio Acre em Rio Branco registrou fortes oscilações, na ordem de metros, com subidas e descidas. O limite superior da faixa de normalidade foi superado em algumas ocasiões ao longo desta semana, oscilando com valores medianos. O nível atual está acima do esperado para a época.
O rio Madeira segue em processo de enchente, registrando elevações na ordem de 9 cm por dia em Humaitá e de 14 cm em Porto Velho. Os níveis foram considerados normais para a época.
O rio Amazonas registrou subidas diárias dentro do esperado, entretanto se mantém com níveis acima do esperado para a época do ano nas estações de monitoramento. Como observado, esta condição tende a normalização nas próximas semanas em resposta às descidas ocorridas no alto Solimões.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário