Conecte-se conosco

Notícias

Ufam informa que administração superior prepara instituição para volta às aulas presenciais

Objetivo é realizar o diagnóstico de cada Unidade para um retorno híbrido e/ou presencial.

Campus da UFAM. (Foto:Divulgação/UFAM)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informou que sua administração superior realiza visitas às unidades acadêmicas para preparar a volta às aulas presenciais. De acordo com informação no site da instituição, “de 24 de agosto a 10 de setembro ocorrem as visitas de gestores da Administração Superior da Ufam às unidades acadêmicas de Manaus com o objetivo de preparar as condições necessárias para a retomada das atividades presenciais.

A Ufam informa que a pró-reitora de Planejamento, Kleorama Cerquinho, o pró-reitor de Ensino de Graduação, David Lopes Neto, e a prefeita do Campus Universitário, Carmem Silva, retomaram nesta terça-feira (24/08), às 9h, o calendário de visitas às unidades acadêmicas da capital. “As visitas fazem parte do planejamento da Administração Superior no que diz respeito ao retorno das atividades acadêmicas e administrativas e esse processo está dentro do conceito de administração participativa, onde todos os atores envolvidos vão fazer parte das decisões a serem tomadas”, informou o reitor Sylvio Puga.

“Nosso objetivo é realizar o diagnóstico de cada Unidade para um retorno híbrido e/ou presencial. A conversa é de acordo com as necessidades de cada uma, por isso as visitas in loco”, expôs a professora Kleomara Cerquinho, pró-reitora de Planejamento.

“No caso da Proeg, eu estou acompanhando para verificar como está a questão da infraestrutura, da organização didático-pedagógica e tudo aquilo que está relacionado com a presencialidade. A nossa previsão é o semestre 2021/1, iniciando em janeiro de 2022, para isso, a Universidade está, de forma antecipada, buscando verificar quais são as necessidades urgentes para que a gente vá solucionando e se tudo der certo e o panorama sanitário permitir, voltaremos presencialmente em janeiro de 2022”, disse David Lopes Neto.

A Ufam também informa que a Prefeitura do Campus Universitário (PCU), que já realizou a sinalização do campus quanto ao distanciamento social e instalou pontos de distribuição de álcool em gel, busca saber as condições estruturais de trabalho e estudo. “Eu irei às unidades para verificar as condições em que elas se encontram por estarem muito tempo paradas e para saber as demandas que as mesmas possuem para a PCU, para saber se foram atendidas, o que pode ser melhorado”, disse a prefeita Carmem Silva.

De acordo com a pró-reitora de Planejamento, as visitas aos institutos fora da sede estão sendo agendadas e previstas para acontecerem a partir de 20 de setembro. A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, integrará a equipe que irá preparar, junto com as equipes locais, o retorno às atividades presenciais no interior do Estado. “O nosso objetivo é fazer com que as unidades acadêmicas sejam uma parte significativa e ativa da gestão universitária, neste sentido nós precisamos conhecê-las profundamente”, expôs a vice-reitora. “Isso significa a construção de uma rede de gestão e de sustentabilidade na Ufam, onde os diretores das unidades acadêmicas e os departamentos serão partícipes da Administração Superior”, completou.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 6 =