Conecte-se conosco

Notícias

Parlamentar denuncia situação precária no Instituto Médico Legal do Amazonas

Segundo Serafim Corrêa, o IML está desestruturado, falta material, e as condições de trabalho são adversas

Parlamentar denunciou as péssimas condições de infraestrutura do IML

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) denunciou nesta quarta-feira (26/05) as péssimas condições do Instituto Médico Legal(IML), em Manaus. O órgão, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), é responsável por realizar necropsias, laudos cadavéricos, exumação, antropologia e exames de corpo de delito.

“Tive conhecimento através de um farto material das precárias condições em que se encontra o Instituto Médico Legal. Eu entendo que a perícia, o IML, é a base para resolver, para equacionar, para descobrir os crimes, mas se o IML está desestruturado, se falta material, se as condições de trabalho são adversas, isso não irá acontecer”, disse Serafim.

“Diante do que vi apelo daqui da ALE-AM, pedi ao secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, no sentido de que ele determine a sua equipe que faça uma inspeção imediata do IML e que adote as providências para resolver aquele problema que é muito preocupante. Este é o apelo que faço sobre as precárias condições do IML”, disse Serafim.

Relatório de Vistoria realizado pelo Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (SINPOE/AM) – em 16 de outubro de 2020- alertou problemas “crônicos” no local.

“Estrutura física obsoleta, antiga e inadequada para realização de exames periciais; problemas elétricos; falta de insumos; depósito e armazenagem de material relacionado a crime de forma inapropriada; falta de EPI’s; descarte de material biológico e dejetos sem qualquer tipo de tratamento; obstrução de corredores e extintores de incêndio vencidos”, diz trecho do relatório.

A deficiência estrutural apontada, segundo o SINPOE/AM, se repetem em laudos dos conselhos de classe – Conselho Federal de Medicina, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Conselho Regional de Farmácia, Conselho Regional de Odontologia, Conselho Regional de Química e Conselho Regional de Biologia, no ano de 2019.

“Dessa forma, observa-se que, embora a situação seja grave, inclusive colocando em risco a vida dos servidores que lá desenvolvem suas atividades, pouco se fez para resolver o problema crônico dos Institutos que compõem o Departamento de Polícia Técnico-Científica do Estado do Amazonas”.

O DPCT é composto, além do IML, pelo Instituto de Identificação e Instituto de Criminalística.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − catorze =