Conecte-se conosco

Notícias

OLX aponta que o Norte se destaca em índice de motoristas que pensam em vender carros para não pagar IPVA

Estudo também indicou que a região Norte também concentra a maior porcentagem de pessoas que pretendem pagar o tributo à vista.

Em levantamento realizado pela OLX, plataforma líder em compra e venda de veículos no Brasil, foi estimado que 28% de seus usuários consideram vender seus carros com a intenção de escapar da cobrança do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2023, cujo calendário para a primeira parcela ou cota única vai até o fim de janeiro. As informações são da coluna Radar Econômico, da revista Veja.

O percentual é semelhante ao observado na edição passada do estudo, realizada no início de 2022. As regiões que se destacam nesse quesito são a Norte e Centro- Oeste, onde quase um a cada três usuários pensam em vender seus automóveis com essa motivação.

Por outro lado, o estudo também indicou que a região Norte também concentra a maior porcentagem de pessoas que pretendem pagar o tributo à vista, com 56%, número semelhante ao do quadro geral. Já entre os que pretendem parcelar o tributo, 25% pretende dividi-lo em cinco parcelas.

No Amazonas, o governo do Estado aprovou, na Assembleia legislativa, em dezembro, o aumento da alíquota do IPVA em até 4%. O aumento deve ocorrer de forma progressiva até 2024. Também foi votado e aprovado um reajuste e criação de novas taxa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Segundo o Governo, os aumentos devem começar a vigorar em abril do próximo ano.Segundo o calendário, o IPVA 2023 poderá ser recolhido em até três parcelas ou em cota única.

As guias para pagamento do imposto serão disponibilizadas a partir de janeiro no site da Sefaz. Os contribuintes que anteciparem o pagamento terão direito a descontos que variam de 5 a 10% sobre o valor principal.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 5 =