Conecte-se conosco

Notícias

Juíza pede explicação sobre nomes de centenas de vacinados em UBS de Manaus

Jaiza Fraxe diz que “eventuais inconsistências entre os vacinados, os dados oficiais e o destino das vacinas ensejará a imediata responsabilização do respectivo Prefeito e seus secretários envolvidos.

O número de pessoas vacinadas com a primeira dose ultrapassa a marca de um milhão

A juíza federal Jaiza Maria Fraxe, em decisão na noite desta segunda-feira, mandou investigar a informação dada pela responsável pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Severiano Nunes, da Prefeitura de Manaus, de mesmo com a lista oficial contendo centenas de vacinados no local, nenhum servidor foi vacinado.

A decisão foi tomada no processo 1000984-67.2021.4.01.3200, uma Ação Civil Pública movida pelos órgão de controle tendo como alvo o Município de Manaus. “ Os números chegam de forma assustadora e sugerem que foram tantas pessoas furando fila que não há mais segunda dose nem para os que tem direito. Essas suspeitas graves de violação da transparência e das filas precisa ser esclarecida urgentemente. Na vistoria de hoje, com o perito do juízo, conforme documento anexo, a responsável pela UBS referida (…) disse exatamente que nenhum servidor foi vacinado. Porém a lista oficial contem centenas de vacinados na UBS Severiano Nunes. Quem são essas pessoas? Isso precisa ser esclarecido urgentemente”, diz a magistrada.

Jaiza Fraxe diz que “eventuais inconsistências entre os vacinados, os dados oficiais e o destino das vacinas ensejará a imediata responsabilização do respectivo Prefeito e seus secretários envolvidos, além de eventuais burladores das regras acerca dos grupos de vacinados”.

Ela cita informações de que na lista que se tornou pública pela rede mundial de computadores, a palavra óutros’ aparece 1.421 vezes. “São 1.421 pessoas identificadas como pertencente a um grupo que se identifica como ‘outros’ que receberam a vacina. Quem são os ‘outros’? Se não são médicos, não são enfermeiros, não são técnicos, não são pessoas de limpeza, não são idosos, que grupo é esse que não aparece na lista do Ministério da Justiça mas está na listagem oficial de Manaus? Ademais, é urgente a explicação no ponto de CPFs inválidos que invadiu a rede pública de denúncias”, afirma.

Veja a íntegra da  Decisao Judicial

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 4 =