Conecte-se conosco

Notícias

Força Nacional vai atuar contra incêndios florestais no Amazonas e no Mato Grosso

A Força Nacional a ficar até outubro em Mato Grosso e até novembro no Amazonas.

O documento alerta para a degradação da floresta amazônica. (Foto: Bruno Kelly/Amazonia Real)

O Ministério da Justiça autorizou o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para atuar contra queimadas e incêndios florestais nos estados do Amazonas e Mato Grosso.

A portaria, assinada pelo ministro Anderson Torres e publicada nesta sexta-feira (3) no “Diário Oficial da União”, autoriza a Força Nacional a ficar até outubro em Mato Grosso e até novembro no Amazonas, mas os prazos podem ser prorrogados. Os trabalhos, segundo a pasta, fazem parte da Operação Guardiões do Bioma.

Dados do Ministério da Justiça apontam que a operação, lançada em julho, combateu mais de cinco mil incêndios florestais de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais, em 11 estados dos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Floresta em risco

A Amazônia Legal brasileira registrou 8.381 km² de desmatamento no acumulado dos últimos 11 meses, de agosto de 2020 até junho de 2021, a maior devastação para o período em dez anos, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Além do desmate, uma grande área de floresta está sob risco de queimadas nesta temporada: uma área de 5 mil km² desmatados, correspondente a 500 mil campos de futebol ou quatro vezes a cidade de São Paulo, está sob risco de queimada na temporada do fogo de 2021. O alerta é de um levantamento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e do Woodwell Climate Research.