Amazonas
Dnit restrige trânsito de veículos pesados das 18h às 6h nas travessias dos rios Curuçá e Autaz Mirim, da BR-319
Conforme o Dnit, Durante o dia, o tráfego de caminhões e carretas é controlado pela equipe de campo, enquanto o trânsito de veículos leves está liberado.

Aterro sobre Rio Autaz Mirim, BR-319, no Amazonas. (Foto: Rede Amazônica)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, nesta quinta-feira (05/06) que o tráfego de veículos pesados está proibido durante a noite em dois trechos, nas travessias dos rios Curuçá e Autaz Mirim, da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, entre as 18h e as 6h.
O anúnciou foi feito após dias de bloqueio causados por uma pane em uma balsa e danos em um dos aterros, conforme informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A BR-319 é a única ligação terrestre entre o Amazonas e Rondônia.
De acordo com o Dnit, durante o dia, o tráfego desses veículos é controlado pela equipe de campo nos dois trechos indicados, onde o trânsito de veículos leves está liberado.
Segundo o DNIT, as obras nas estruturas ainda não foram concluídas, o que pode causar paralisações temporárias ao longo do dia para manutenção do acesso e execução de demais serviços.
No rio Curuçá, o DNIT informou que reforçou os acessos à ponte com rachão, o que permitiu a liberação do tráfego, inclusive de veículos pesados.
No caso do rio Autaz-Mirim, a travessia foi normalizada com o auxílio de um rebocador de maior potência, que reposicionou a embarcação. Os motoristas devem manter cautela ao trafegar pela BR-319, já que ainda há trechos com dificuldades de acesso.
A queda da ponte sobre o Rio Curaçá aconteceu no dia 28 de setembro de 2022 e resultou na morte de cinco pessoas, além de deixar mais de 10 feridos. Carros foram arremessados sobre o rio e uma ponte provisória foi montada no local para não interromper o fluxo da rodovia. Dez dias depois, outra ponte caiu no quilômetros 25 da mesma rodovia.
Em maio deste ano, o DNIT informou que a nova ponte sobre o Rio Curuçá deve ser entregue até setembro. A estrutura foi ampliada em relação à anterior, com 150 metros de extensão e 13 metros de largura.
As obras da nova ponte sobre o Rio Curuçá foram retomadas em dezembro do ano passado. Além dela, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim também está em reconstrução, com entrega prevista para novembro deste ano.
Os investimentos nas duas estruturas somam R$ 50 milhões e um terceiro trecho, sobre o rio Igapó-Açu, está atualmente em fase de licitação.
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