Conecte-se conosco

Notícias

Avião suspeito em Território Yanomami é interceptado pela Força Aérea Brasileira

A aeronave fez um pouso em uma pista de terra e logo após o piloto fugiu do local. A Polícia Federal realizou a apreensão da aeronave.

aviao-suspeito-em-territorio-y

Um avião suspeito de realizar tráfego aéreo ilícito à Terra Indígena Yanomami foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), nesta segunda-feira (29/01),

Uma aeronave de modelo Cessna 182 foi identificada a cerca de 110 quilômetros a oeste de Boa Vista, em Roraima, na Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida), espaço sobrejacente e adjacente à Terra Indígena Yanomami.

Por não respeitar as regras da Zida, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e pela Polícia Federal (PF).

Após descumprimento das ordens do piloto da FAB, foi necessário que a defesa aérea realizasse o Tiro de Aviso (TAV).

A aeronave fez um pouso em uma pista de terra e logo após o piloto fugiu do local. A Polícia Federal realizou a apreensão da aeronave.

Veja o vídeo.

A medida teve por finalidade incrementar a capacidade de Defesa Aérea em uma área que compreende a Terra Indígena Yanomami e adjacências, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal em Roraima (RR).

De acordo com o dispositivo, a Zida é composta por: uma área reservada (Área Branca); uma área restrita (Área Amarela); e uma área proibida (Área Vermelha), cabendo ao Comando da Aeronáutica a adoção das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos, conforme previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica.

O Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando no Território Nacional.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dois =