Conecte-se conosco

Brasil

Anvisa busca nomes de passageiros do voo em que estava primeiro caso de coronavírus no Brasil

Homem de 61 anos esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro. Agência vai monitorar pessoas que tiveram contato com ele

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que vai monitorar os passageiros do mesmo voo em que estava o paciente do primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil. Para isso, solicitou da companhia aérea a lista com os nomes, que será encaminhada ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

O home, de 61 anos, esteve na região de Lombardia, na Itália, entre 9 e 21 de fevereiro. Ele foi diagnostcado com o novo coronavírus no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A Anvisa também informou que aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença. A lista foi atualizada na segunda-feira (24) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outra medida adotada pela agência para tentar conter a disseminação da doença foi a inclusão do novo coronavírus na atualização de critérios técnicos para triagem clínica de candidatos à doação de sangue. Geralmente focada em dengue, chikungunya e zika, neste ano, a atualização incluiu o novo agente descoberto recentemente na China e outras variações já conhecidas do coronavírus.

Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de regiões com casos autóctones (locais) confirmados de coronavírus (Covid-2019, Sars e Mers) deverão ser consideradas inaptas para doação por um prazo de 30 dias, após o retorno das áreas afetadas.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 17 =