Mundo
Surto de hantavírus mata três pessoas em cruzeiro e aciona alerta da OMS
As mortes ligadas a um possível surto de hantavírus foram confirmadas à agência de notícias AFP pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Três pessoas morreram de uma síndrome respiratória aguda enquanto viajavam em um cruzeiro no Atlântico que fazia a rota entre Ushuaia, na Argentina, e Cabo Verde. As mortes ligadas a um possível surto de hantavírus foram confirmadas à agência de notícias AFP pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O surto respiratório foi declarado a bordo do cruzeiro MV Hondius. O passageiro hospitalizado em Joanesburgo, um britânico de 69 anos, testou positivo para hantavírus, família de vírus capaz de provocar febre hemorrágica, informou o porta-voz do Departamento de Saúde sul-africano, Foster Mohale
Os hantavírus são transmitidos pelos roedores. A infecção ocorre pelo contato com a urina, fezes e saliva dos animais, segundo o Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. A OMS diz estar “a par de casos de síndrome respiratória aguda grave em um cruzeiro que navega pelo Atlântico”.
“Até o momento, foi confirmado um caso de infecção por hantavírus em laboratório, e há outros cinco casos suspeitos. Das seis pessoas afetadas, três morreram e uma está atualmente em terapia intensiva na África do Sul”, disse comunicado da OMS.
Primeira vítima morreu à bordo do navio e seu corpo levado para Santa Helena, território britânico no Atlântico Sul, explicou Mohale. Sua esposa, de 69 anos, também ficou doente a bordo e foi levada para a África do Sul. Ela morreu em um hospital de Joanesburgo, informou o porta-voz sem confirmar a nacionalidade das vítimas
O terceiro afetado é um britânico de 69 anos. Ele também foi levado para Joanesburgo. Ao chegar à maior cidade da África do Sul, ele chegou a ser internado em um centro de terapia intensiva, mas não resistiu.
“Extremamente raro”
Outras vítimas seriam encaminhadas para Cabo Verde. Segundo uma fonte a par do caso, há negociações para decidir sobre a transferência de outras duas pessoas doentes. Em Cabo Verde, elas seriam colocadas em isolamento e o navio poderia retomar sua rota para o arquipélago espanhol das Canárias, a dois ou três dias de navegação.
O MV H.ondius aparece como cruzeiro polar nos portais de várias agências de viagens. O navio opera para uma empresa com sede nos Países Baixos, a Oceanwide Expeditions. Um dos cruzeiros oferece um itinerário que parte de Ushuaia com destino a Cabo Verde, com escalas nas ilhas da Geórgia do Sul e Santa Helena.
Segundo várias páginas de monitoramento de navios, o MV Hondius estava, neste domingo, em frente ao porto de Praia, capital de Cabo Verde. A embarcação tem capacidade para cerca de 170 passageiros e uma tripulação de aproximadamente 70 membros.
O contágio envolve um dos muitos tipos de hantavírus. Segundo o OFSP (Departamento Federal de Saúde Pública da Suíça), no entanto, “somente um tipo de vírus, extremamente raro, pode ser transmitido de pessoa para pessoa”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário