Conecte-se conosco

Mundo

Robôs 5G viabilizam atendimento à distância em casos de novo coronavírus na China

Médicos realizaram ultrassonografia em paciente infectado que estava a 700 quilômetros de distância

Através de um robô 5G, médicos de um hospital da Província de Zhejiang, leste da China, realizaram uma ultrassonografia para um paciente a 700 quilômetros de distância, em Wuhan, capital da Província de Hubei, no centro da China, epicentro do surto do novo coronavírus, publicou o Science and Technology Daily.

De acordo com as imagens ultrassônicas do paciente transmitidas em tempo real, dois médicos, Peng Chengzhong e Ye Ruizhong, do Hospital Popular da Província de Zhejiang, operaram um braço robótico via rede 5G, que realizou a ultrassonografia para um paciente em um hospital provisório em Wuhan .

Esta não foi a primeira vez que a tecnologia de ultrassom remoto 5G foi usada para tratar pacientes com novo coronavírus na China.

O primeiro certificado médico de ultrassom remoto do país foi emitido quando Peng realizou uma ultrassonografia para um paciente suspeito em uma pequena cidade de Zhejiang em 2 de fevereiro.

O laboratório de inovação médica inteligente 5G, estabelecido em conjunto pelo Hospital Popular da Província de Zhejiang, a gigante de telecomunicações China Telecom e a gigante de tecnologia Huawei, forneceu suporte técnico para os dois casos.

Também não foi a primeira vez que robôs 5G desempenharam um papel importante na prevenção e controle da epidemia na China. Os robôs inteligentes em nuvem 5G, desenvolvidos por outra gigante de telecomunicações, a China Mobile, e a fabricante de robôs CloudMinds, estão trabalhando na Província de Hubei e em outros lugares, fornecendo serviços médicos como cuidados remotos, medição de temperatura corporal, desinfecção, limpeza e entrega de medicamentos.

O Ministério da Indústria e Informatização da China disse em um comunicado que apoiará a aplicação da internet, big data, computação em nuvem e inteligência artificial em áreas como monitoramento epidêmico, rastreamento de fontes virais e prevenção e tratamento da epidemia.

Medicina tradicional

Ao mesmo tempo em que a tecnologia avançada auxilia na tentativa de conter o novo coronavírus, muitos pacientes têm recorrido à Medicina Tradicional Chinesa.

Aplicada em centenas de pessoas que apresentaram Covid-19, segundo dados da Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa, a prescrição de ervas mostrou efeitos positivos em impedir que os casos leves se tornassem graves e foi incluída no plano nacional de diagnósticos e tratamento para a doença, conforme explicou Xu Nanping, vice-ministro da Ciência e Tecnologia.

Entre 701 pacientes em 10 províncias que utilizaram a prescrição herbal, 130 se recuperaram, 51 tiveram seus sintomas curados e 268 viram seus sintomas amenizados.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dois =