Conecte-se conosco

Mundo

O Agente Secreto vence Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards

O Agente Secreto venceu a categoria de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards, um dos principais termômetros do Oscar.

o-agente-secreto-vence-melhor-

A 31ª edição do Critics Choice Awards premiou o longa brasileiro O Agente Secreto como Melhor Filme Internacional neste domingo (4/1), garantindo ao país a primeira vitória na categoria. Ao todo, o Brasil teve três indicações e encerrou a noite com um prêmio.

O filme concorria com outros cinco títulos: Foi Apenas um Acidente (Irã, França e Luxemburgo), A Garota Canhota (Taiwan), A Única Saída (Coreia do Sul), Sirāt (França e Espanha) e Belén (Argentina). Em 2024, Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, acabou derrotado na categoria por Emilia Pérez, do francês Jacques Audiard.

Wagner Moura, protagonista do longa, perdeu o prêmio de Melhor Ator para Timothée Chalamet, por Marty Supreme. No próximo domingo (10/1), O Agente Secreto concorre ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, pela atuação o brasileiro.

No Critics Choice, Moura também disputou a categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para Televisão pela participação em Ladrões de Drogas, produção da Apple TV+. O troféu ficou com Owen Cooper, do elenco de Adolescência, da Netflix.

Já o brasileiro Adolpho Veloso venceu na categoria de Melhor Fotografia pelo trabalho no filme estadunidense Sonhos de Trem.

Entre os títulos com mais vitórias da noite, Pecadores e Frankenstein empataram com quatro prêmios cada um. Na sequência aparece Uma Batalha Após a Outra, com três conquistas. A cerimônia foi apresentada pela comediante Chelsea Handler e aconteceu no Barker Hangar, na área do Aeroporto de Santa Mônica, na Califórnia.

Critics Choice Awards

A cerimônia do Critics Choice Awards abre a temporada anual de premiações do cinema e é reconhecida como um dos termômetros para os prêmios seguintes. Ao longo dos anos, o evento tem apresentado uma alta taxa de coincidência com os resultados do Oscar, especialmente na categoria de Melhor Filme, que teve o mesmo vencedor nas duas premiações nos últimos nove anos.

A última divergência ocorreu em 2016, quando o Oscar premiou Alejandro Iñárritu por O Regresso, enquanto o Critics escolheu George Miller por Mad Max: Estrada da Fúria. Os vencedores são escolhidos pela Critics Choice Association (CCA), entidade que reúne cerca de 530 membros responsáveis por avaliar filmes para diferentes veículos de comunicação.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 9 =