Conecte-se conosco

Mundo

Imagens mostram crianças nuas e mulheres entre detidos em estádio de Gaza

Vídeo publicado em redes sociais indica que prisioneiros seriam palestinos capturados pelas forças de Israel; ONG reportou detenções nas últimas semanas

Reprodução/Youtube

Um vídeo editado que circula nas redes sociais mostra o que seria homens palestinos, e pelo menos duas crianças, detidos e despojados pelas Forças de Defesa de Israel (IDF). As imagens foram registradas em um estádio ao norte de Gaza. As informações são da CNN.

As imagens mostram, em um dos quadros, dois meninos de cueca, andando e segurando as duas mãos para cima, enquanto agentes do IDF os conduzem para o estádio. Em outro trecho, os meninos, nus, aparecem com as mãos na cabeça, em fila com outros homens e adolescentes.

Até a publicação desta reportagem, a CNN não conseguiu aferir quando as imagens foram capturadas. O estádio onde as cenas acontecem é o Yarmouk, onde a ONG Euro-Mediterranean Human Rights Monitor disse ter recebido relatos de detenções.

Procurada pela reportagem para comentar o vídeo, as IDF não responderam.

Centenas de homens e meninos palestinos foram detidos pelas forças israelenses nas últimas semanas. A IDF disse que despiram os detidos para garantir que não transportavam explosivos.

Ao longo do vídeo, uma multidão de homens aparece apenas de cueca. Em alguns trechos, os detidos estão sentados no chão com as mãos amarradas nas costas, alguns vendados, e em fila única, enquanto os soldados os inspecionam.

Trechos também mostram mulheres e outras crianças detidas. Em um deles, três mulheres totalmente vestidas são vistas com os olhos vendados e as mãos amarradas nas costas, sentadas na grama em frente a uma trave de futebol, que sustenta uma bandeira de Israel.

Homens palestinos nus e vendados – com as mãos também amarradas nas costas – aparecem sentados ao lado das mulheres.

Veículos militares e escavadeiras também aparecem.

O vídeo original foi publicado em 24 de dezembro no YouTube por Yosee Gamzoo Letova, fotógrafo e artista.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 4 =