Mundo
Forte terremoto de magnitude 7,7 atinge Mianmar e deixa 43 desaparecidos na vizinha Tailândia
Em Bangkok, 43 operários de um prédio de 30 andares em construção que desabou com o tremor estão desaparecidos sob os escombros.

Um forte terremoto, de magnitude 7,7, atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28/03), segundo registros do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O epicentro do tremor foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Sagaing, a uma profundidade de 10 km, segundo o USGS.
Os tremores foram sentidos em países vizinhos, como a Tailândia e o sudoeste da China. Videos publicados nas redes sociais mostraram danos a prédios em Bangkok, capital da Tailândia, a centenas de quilômetros de distância do epicentro.
Há relatos sobre estradas e ruas danificadas na capital de Mianmar, Naypyidaw.
Em Bangkok, 43 operários de um prédio de 30 andares em construção que desabou com o tremor estão desaparecidos sob os escombros.
Segundo as autoridades locais, havia 50 pessoas trabalhando no local no momento da queda, mas sete conseguiram escapar.
Ainda não há informações sobre possíveis vítimas em Mianmar. As autoridades locais decretaram estado de emergência em seis regiões do país.
O país enfrenta turbulências políticas desde 2021, quando uma junta militar tomou o poder. O acesso à informação no país tem sido restrito desde então.
Segundo dados do USGS, um tremor secundário forte, com magnitude 6,4, ocorreu apenas 12 minutos após o primeiro.
Tremores comuns
Os terremotos são relativamente mais comuns em Mianmar, em comparação com a Tailândia.
Entre 1930 e 1956 houve o registro de seis fortes tremores com magnitudes superiores a 7 próximos à falha de Sagaing, que corta o centro do país, segundo a agência de notícias AFP, citando dados do USGS.
A Tailândia não está em uma zona de terremotos, e raramente tremores são sentidos no país.
Os edifícios em Bangkok não são planejados para resistir a fortes terremotos, razão pela qual houve registros de colapsos na capital tailandesa.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário